Política
José Dirceu cogita se candidatar a deputado federal a pedido de Lula
Ex-ministro da Casa Civil também afirmou que, a pedido de Lula, vai ajudar na organização da eleição interna do PT
Durante sua comemoração de 79 anos em São Paulo, o ex-ministro da Casa Civil revelou que recebeu um convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para concorrer nas eleições de 2026. Em uma coletiva de imprensa, acompanhado por apoiadores do MST, Dirceu afirmou que irá analisar a proposta, destacando a importância do processo eleitoral para apoiar Lula e enfrentar os desafios do Brasil atual.
Apesar de ter sido deputado federal entre 1999 e 2005, Dirceu teve seu mandato cassado em 2005 devido ao escândalo do Mensalão. Em 2013, foi preso e condenado pelo STF, mas suas condenações foram posteriormente anuladas. A festa de aniversário de Dirceu incluiu uma feijoada com o custo de R$ 10 por prato, com o objetivo de arrecadar cerca de R$ 10 mil. O evento foi marcado por reflexões sobre sua trajetória na defesa da democracia e dos direitos sociais no Brasil, contando com a presença de diversos deputados e aliados políticos.
Dirceu que já exerceu o cargo de deputado federal entre 1999 e 2005, teve seu mandato cassado em 2005 devido ao escândalo do Mensalão. Em 2013, foi preso e condenado pelo Supremo Tribunal Federal, mas suas condenações foram posteriormente anuladas.