Saúde

Atendimento odontológico gratuito para estudantes

Unidades móveis estarão atendendo alunos de escolas estaduais. O Odontomóvel é equipado com consultórios completos.

Published

on

O Odontomóvel, um serviço itinerante de atendimento odontológico do Governo do Estado, deu início aos atendimentos de 2025, levando serviços gratuitos de saúde bucal aos estudantes da rede estadual da Bahia. Integrando o programa Saúde Mais Perto nas Escolas, promovido pelas secretarias estaduais da Educação e da Saúde, essa iniciativa conta com um investimento de mais de R$ 43 milhões e tem como objetivo atender cerca de 150 mil estudantes até o final do ano.

Neste primeiro ciclo, que vai até o dia 4 de abril, as unidades móveis estarão atendendo estudantes de escolas estaduais em Salvador e Feira de Santana, com planos de alcançar 128 municípios em todo o Estado ao longo do ano. Cada unidade do Odontomóvel é equipada com consultórios odontológicos completos, onde até dez dentistas de diversas especialidades atuam simultaneamente. Além disso, equipes de acolhimento realizam triagem e identificação de prioridades para garantir um atendimento eficiente, oferecendo serviços como limpeza, extração dentária, restauração, cirurgias bucais, tratamento de canal, aplicação de flúor, exames radiológicos e tratamento de doenças da gengiva.

Foto: ba.gov.br

A estudante Maria Clara Alves Souza, 16 anos, do 3º ano do Colégio Estadual Barros Barreto, compartilhou a sua experiência com o serviço.

“Os profissionais foram bem atenciosos e fizeram um ótimo trabalho com a limpeza dos meus dentes”.

Foto: ba.gov.br

Augusto César Santos Daltro, 19 anos, do 3º ano completou:

“Eu achei muito boa essa iniciativa do governo. Isso ajudou muito as pessoas que não têm condições de pagar por um atendimento odontológico. Eu amei fazer a limpeza dos meus dentes sem pagar nada”.

Os estudantes que já foram atendidos elogiaram o serviço, destacando a atenção dos profissionais e a qualidade do trabalho realizado. Para ser atendido, o estudante deve apresentar o Cartão SUS, CPF e documento de identidade, além de estar devidamente matriculado e ter seu nome na lista de atendimento disponibilizada pela escola. Estudantes menores de 18 anos precisam apresentar um termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile