Polícia
APPM-BA apresenta proposta do Governo para os reajustes salariais dos praças até o ano de 2026
O encontro reiterou a importância de uma valorização justa para a categoria, que luta por mais reconhecimento do trabalho dos profissionais.
A APPM-BA promoveu uma reunião extraordinária na noite de segunda-feira (17/03), contando com a presença de policiais e bombeiros militares da ativa e veteranos. Durante a reunião, a Associação dos Praças da Polícia Militar da Bahia apresentou a proposta do Governo para os reajustes salariais dos praças até o ano de 2026. Segundo a proposta, haverá um aumento de 70% para os cargos administrativos e operacionais, 80% para os motoristas e 100% para os motoristas especiais (como motociclistas, cavaleiros, motoristas de ambulância, ABTS, entre outros) em 2025. Além disso, está previsto um reajuste de 7% no soldo. Para o ano de 2026, o reajuste será de 2% no soldo, 2% na Gratificação de Atividade Policial (GAP) e 5% no CET.
Os oficiais, por sua vez, terão um reajuste de 7% no soldo e de até 8% na GAP em 2025, e de 2% no soldo e até 8% na GAP em 2026, já que recebem CET de 125% desde 2014. Os militares estaduais presentes na reunião reivindicaram um reajuste da CET para todos os praças, no percentual de 125%, garantindo equidade em relação aos demais agentes da segurança pública.
Além disso, pediram um reajuste da GAP de forma igualitária e a redução do interstício para garantir celeridade nas promoções e valorização profissional.
A presidente, Cb Alaíce, reafirmou o compromisso com as demandas e a batalha pela valorização salarial e profissional dos militares estaduais em atividade e aposentados, além de enfatizar que nada foi fechado ainda com o Governo do Estado.
“Após reunião com o Governo do Estado, estamos analisando as propostas apresentadas até o momento. Nenhuma decisão foi tomada ainda, pois estamos dando voz à tropa visando garantir que as negociações resultem no melhor para todos os policiais e bombeiros militares. iremos continuar trabalhando em busca de soluções que atendam às necessidades de nossa categoria de forma justa e equilibrada”, afirmou a presidente.
“Durante as negociações, a APPM obteve sucesso ao garantir a Majoração do Auxílio Fardamento, bem como a equiparação do percentual do Tenente ao dos demais oficiais, visando valorizar os veteranos que recebem proventos nessa patente. O resultado alcançado reflete o compromisso e a seriedade da nossa atuação profissional”, concluiu a Cb Alaíce.
Foi destacada também a importância de encontrar soluções para garantir uma remuneração adequada para motociclistas e motoristas, sem depender da Condições Especiais de Trabalho (CET), como a regulamentação do adicional de periculosidade e insalubridade, que já está previsto no Estatuto da categoria.