Política
Governo Lula tem avaliação negativa de 88%, diz Quaest
Uma pesquisa realizada pela Quaest, com base em 106 entrevistas com fundos de investimentos sediados em São Paulo e no Rio de Janeiro, revelou que 88% do mercado financeiro desaprova o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, 8% consideram o governo como regular e 4% como positivo. Segundo os entrevistados, a alta nos preços dos alimentos (64%) foi apontada como o principal motivo para a queda de popularidade de Lula, seguida por equívocos na política econômica (56%) e aumento dos impostos (41%).
Além disso, a pesquisa revelou que 58% do mercado financeiro avaliou de forma negativa o desempenho do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Enquanto 32% consideraram seu trabalho como regular e apenas 10% o classificaram como positivo. Os entrevistados também apontaram que a influência do ministro está em declínio, com 85% indicando que está menor. No entanto, 14% acreditam que permanece igual e apenas 1% acredita que tenha aumentado.
Quando questionados sobre a direção da política econômica do país, a maioria esmagadora, 93% dos entrevistados, acredita que está indo na direção errada. Apenas 7% consideram que está na direção correta. A grande maioria dos entrevistados, 92%, atribui a responsabilidade pela direção da política econômica do país a Lula.
Segundo os dados da pesquisa, a maioria dos entrevistados, ou seja, 83%, acredita que nos próximos 12 meses a economia irá piorar. Apenas 13% acreditam que a situação permanecerá a mesma, enquanto 4% estão otimistas e acreditam em uma melhora. Quanto ao risco de recessão, 58% dos entrevistados acreditam que o Brasil está em perigo, porém 42% não compartilham dessa preocupação.