Política

Ex-secretário de Educação de Salvador que firmou contrato sem licitação com Prefeitura SAJ é alvo da Operação Overclean

Indicado por ACM Neto, Bruno Barral chegou a firmar um contrato, com valor R$ 311 mil com a Prefeitura de SAJ

Published

on

Foto: Blog do Valente

Na madrugada desta quinta-feira (3), a Polícia Federal deflagrou a terceira fase da Operação Overclean, que tem como um de seus alvos o ex-secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral. Atualmente ocupando o cargo de secretário de Educação de Belo Horizonte, Barral foi afastado de suas funções por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante uma operação da Polícia Federal (PF), foram descobertos em sua residência maços de dólares e euros, além de joias e relógios guardados em um cofre. O montante total apreendido ainda não foi divulgado. Além do investigado Barral, a PF também realizou buscas na casa do empresário Marcos Moura, localizada no edifício Adelaide, no bairro do Comércio.

Operação Overclean, que mira figuras públicas, resultou no afastamento do secretário de Educação e na apreensão de bens | Bnews – Divulgação PF / Divulgação

A operação, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, além da ordem de afastamento de um servidor. As ações ocorreram nas cidades de Salvador (BA), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Aracaju (SE).

Segundo informações apuradas, o mandado cumprido em Belo Horizonte teve como alvo Bruno Barral, que foi nomeado para o cargo na capital mineira em abril do ano passado, após articulação política do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

Barral também esteve envolvido em um contrato firmado sem licitação entre a empresa BRUNO OITAVEN BARRAL LTDA e a Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus, no ano de 2021.

O contrato, com valor global de R$ 311.760,00 e vigência de 24 meses, teve como objeto a implementação do Projeto Sistema Estruturado de Gestão para Resultados de Aprendizagem da Rede Municipal. Os contratantes foram o prefeito Genival Deolino Souza e a então secretária Maria Renilda Nery Barreto.

Em dezembro de 2020, antes da formalização do contrato, Barral gravou um vídeo onde afirmava estar auxiliando voluntariamente o município de Santo Antônio de Jesus na seleção de novos secretários de Educação. No vídeo, divulgado pelo prefeito Genival Deolino em sua página no Facebook, Barral elogiava a iniciativa da gestão municipal e destacava seu compromisso com a educação pública.

Olá meus amigos de Santo Antônio de Jesus, eu sou Bruno Barral, Secretário Municipal de Educação aqui na gestão do prefeito ACM Neto, melhor prefeito do Brasil. Recebi o convite do prefeito Genival para estar ajudando aí na seleção dos novos secretários de educação aí de Santo Antônio de Jesus. Uma iniciativa louvável do prefeito Genival, em que eu quero ressaltar que se metade dos prefeitos do Brasil tivessem essa iniciativa isenta de fazer uma seleção dos seus secretários de educação, com certeza, a educação do Brasil estaria em outro patamar. Então prefeito Genival, parabéns pela sua iniciativa! Com muito orgulho que faço esse trabalho voluntário junto ao senhor e aqui eu queria agradecer pela oportunidade a todos vocês de Santo Antônio” falou Barral.

https://saibamaisbahia.com.br/wp-content/uploads/2025/04/WhatsApp-Video-2025-04-03-at-08.39.22.mp4

A Polícia Federal segue com as investigações para apurar o envolvimento de Bruno Barral e demais envolvidos nas irregularidades identificadas no âmbito da Operação Overclean.

Foto: Blog do Valente

Foto: Blog do Valente

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile