Mundo
Mercados globais entram em colapso com início do “tarifaço” de Trump
As bolsas asiáticas registraram fortes perdas desde o início do pregão, na noite de domingo no horário de Brasília, manhã no Oriente.
As principais bolsas da Ásia, Europa e os índices futuros dos Estados Unidos operam em forte queda nesta segunda-feira (7), refletindo o nervosismo global após a entrada em vigor das novas tarifas sobre importações nos EUA, anunciadas pelo presidente Donald Trump. A medida, que impõe um imposto adicional de 10% sobre todos os produtos importados, acendeu o alerta de uma possível recessão global.
Na Ásia, o destaque foi a bolsa de Hong Kong, que caiu 13,2% — a maior perda diária desde a crise financeira de 1997. Também registraram fortes baixas as bolsas de Xangai (-7,3%), Japão (-7,8%), Taiwan (-9,7%) e Coreia do Sul (-5,6%). Houve até paralisações de negociação em Tóquio devido à alta volatilidade.
Na Europa, os mercados seguiram a tendência de queda: Londres recuava 3,8%, Frankfurt 4,2% e Paris 4,3%. Nos EUA, os índices futuros apontam para abertura em baixa: Dow Jones (-1,8%), S&P 500 (-1,9%) e Nasdaq (-2,1%).
Com o aumento do risco, investidores buscam refúgio em ativos mais seguros. O ouro subia 0,8% e a prata, 4,3%, enquanto os preços do petróleo caíam: o Brent recuava 2,4% e o WTI, 2,5%.
A medida protecionista de Trump, que deve durar ao menos até quarta-feira (9), pressiona ainda mais o comércio global e acirra tensões com parceiros estratégicos, aprofundando a incerteza nos mercados.