Política
Jerônimo e Rui Costa se reaproximam de prefeito de Jequié
A cidade de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, será palco de uma movimentada agenda institucional a partir desta quinta-feira (10), com a chegada do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). A visita, que se estenderá por quatro dias e inclui compromissos no município vizinho de Dário Meira, deve marcar um novo ciclo de investimentos para a região — e sinaliza uma possível reaproximação política entre o prefeito Zé Cocá (PP) e o governo do Estado.
Durante a estadia, o governador deve entregar obras e anunciar um pacote de investimentos da ordem de R$ 100 milhões em infraestrutura, saúde e educação, reforçando o foco em ações estruturantes no interior da Bahia.
A presença do ministro Rui Costa foi destacada por Zé Cocá como uma oportunidade para ampliar o diálogo com o governo federal.
“A presença do ministro Rui Costa, que é sempre bem-vindo, também sinaliza a possibilidade da vinda de recursos federais. Sobre as próximas eleições, vamos tratar no momento certo. Agora é o momento de priorizar a gestão”, afirmou o prefeito.
Além dos anúncios administrativos, a visita tem forte simbolismo político. Após anos de relações distantes com a cúpula petista estadual, Zé Cocá sinalizou uma nova fase de aproximação institucional com o governo.
“Será um momento importante para a nossa cidade, de esperança. Eu sempre busquei essa aproximação institucional com o governo, e finalmente isso está acontecendo agora”, declarou o gestor.
A reaproximação acontece em um momento estratégico, com o cenário político de 2026 no horizonte e movimentações entre lideranças regionais ganhando fôlego. O gesto também é visto como um indicativo de que o governador Jerônimo Rodrigues busca ampliar alianças com lideranças do interior, reforçando a base política do governo nos municípios.
Nos próximos dias, a comitiva deve percorrer bairros de Jequié e municípios vizinhos, entregando obras e dialogando com a população e lideranças locais.