Política
‘Não existe plano B, Lula é o candidato em 2026’, diz líder na Câmara
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta semana que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o nome do Partido dos Trabalhadores para a eleição presidencial de 2026. “Não existe plano B. É ele o nosso candidato”, cravou o deputado, durante entrevista à ANC, emissora cearense.
Segundo Guimarães, a saúde de Lula é “de ferro” e, mesmo com oscilação nas taxas de aprovação, o governo deve fechar o ano com avaliação positiva. “O governo está fazendo de tudo para entregar tudo aquilo que foi prometido em 2025”, disse.
Boato do Pix e queda na popularidade
O deputado também comentou a recente queda na aprovação do governo e atribuiu parte do desgaste à disseminação de boatos nas redes sociais, como a polêmica do Pix. Em janeiro, oposicionistas como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) divulgaram a informação falsa de que o governo trataria pequenos comerciantes como grandes sonegadores. A pressão forçou o governo a recuar de uma proposta de ajuste na regulamentação tributária digital.
Lula lidera em todos os cenários, diz Guimarães
Mesmo diante do cenário desafiador, Guimarães reforça que Lula segue favorito para 2026.
“Vamos disputar as eleições: seja com o ex-presidente ou com qualquer outro candidato”, disse, referindo-se a Jair Bolsonaro (PL), que atualmente está inelegível, mas segue ativo politicamente.
Governadores como Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO) e Ratinho Jr. (PR) surgem como nomes cogitados pela direita caso Bolsonaro não consiga viabilizar uma candidatura.
Apesar disso, Guimarães se mostra confiante: “Mesmo com essa queda na popularidade, as pesquisas mostram que Lula ganha de todos”, disse ele, citando a última pesquisa Datafolha, em que o petista lidera nos cenários de primeiro e segundo turno.