Brasil

Quem leva a melhor? Veja nova pesquisa para 2026

Published

on

Montagem: SaibaMaisBahia

Uma nova pesquisa de intenção de voto divulgada nesta terça-feira (22) pelo instituto Paraná Pesquisas revela um cenário acirrado para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tecnicamente empatados em um eventual primeiro turno, com 33,7% e 31,7% das intenções de voto, respectivamente. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

No mesmo cenário estimulado, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 11,8%; seguido pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 6%; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 3,8%; e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 0,9%. Outros 7,3% afirmaram que votariam branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 4,7% não souberam ou não quiseram responder.

Fonte: Instituto Paraná Pesquisas

Tarcísio perde no 1º turno, mas vence no 2º

Em outro cenário testado, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), substituindo Michelle como representante da direita, Lula aparece com 34% das intenções, contra 27,3% do governador paulista. Neste cenário, Ciro Gomes sobe para 12,6%; Caiado marca 4,8%; Eduardo Leite, 4,4%; e Helder Barbalho, 1,1%.

Apesar de ter menos força no primeiro turno, Tarcísio venceria Lula em um eventual segundo turno, com 43,4% contra 40,6%. Já Michelle Bolsonaro aparece com 45% contra 41% de Lula, também fora da margem de erro, o que indica leve vantagem numérica da ex-primeira-dama.

Fonte: Instituto Paraná Pesquisas

Bolsonaro lidera na pesquisa espontânea

Mesmo inelegível até 2030, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a pesquisa espontânea — quando nenhum nome é apresentado ao entrevistado. Bolsonaro é citado por 18,2% dos entrevistados, seguido por Lula, com 17,2%. Tarcísio aparece com 1,6% e os demais nomes citados não ultrapassam 1%. A maioria dos entrevistados (53,5%) não soube ou não quis responder; 6,2% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

Em um cenário hipotético onde Bolsonaro estivesse na disputa contra Lula, o ex-presidente venceria com 38,5% dos votos, contra 33,3% do atual presidente.

Sobre a pesquisa

O levantamento foi feito com 2.020 eleitores de 26 Estados e do Distrito Federal, entre os dias 16 e 19 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o grau de confiança é de 95%.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile