Brasil
Bolsonaro participa de live no hospital e prevê alta na segunda-feira
Internado há nove dias no Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma transmissão ao vivo nesta terça-feira (22), na qual afirmou que poderá receber alta médica na próxima segunda-feira (28). Durante a live, realizada por seus filhos, os deputados Flávio, Eduardo e o vereador Carlos Bolsonaro , o ex-presidente disse que deve retirar a sonda nasogástrica nos próximos dias e agradeceu pelas mensagens e orações recebidas de apoiadores.
“Talvez daqui a dois dias eu fique livre da sonda nasogástrica, daí já começam a melhorar mais as coisas por aqui. Acredito que na segunda-feira esteja de alta”, declarou Bolsonaro, que continua na UTI, em jejum e sendo alimentado por via venosa.
Apesar da limitação médica, a live serviu também para reiterar a narrativa de perseguição política ao ex-presidente. Os filhos de Bolsonaro criticaram o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e voltaram a citar a eleição de 2026, mesmo com o ex-presidente inelegível por decisão da Justiça Eleitoral.
“Só vou pedir, pai, que você não fale muito”, alertou Flávio Bolsonaro no início da transmissão, que também teve a participação do ex-piloto Nelson Piquet.
A transmissão foi usada ainda para divulgar a venda de capacetes de grafeno, lançados recentemente por uma marca da qual Bolsonaro e Flávio são sócios.
Segundo o último boletim médico, divulgado nesta terça-feira, Bolsonaro apresenta sinais de evolução clínica e início de movimentação intestinal. O tratamento fisioterápico e de reabilitação foi intensificado, e as visitas continuam restritas. Apesar disso, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, visitou o ex-presidente, contrariando a orientação de contato apenas com familiares, conforme explicou Michelle Bolsonaro em suas redes sociais.
Desde o atentado à faca em 2018, Bolsonaro já passou por múltiplas cirurgias no aparelho digestivo, algumas delas com longa permanência em UTI.