Política

Estatais bancam eventos que promovem Lula com dinheiro público

Governo nega ingerência política, e empresas dizem que financiamento segue objetivos estratégicos

Published

on

Lula discurso no último dia da ExpoCatadores de 2023, em Brasília, quando foi realizado o ato do Natal dos Catadores - Gabriela Biló - 22.dez.23/Folhapress

Mesmo sob discurso de isenção, empresas como Caixa, Banco do Brasil, BNDES, Itaipu e Correios financiam atos que reforçam a imagem do presidente e cumprem promessa de campanha

Estatais federais e entidades do Sistema S destinaram milhões de reais em patrocínios a eventos com forte viés político e protagonismo do presidente Lula (PT). Entre os exemplos estão a ExpoCatadores e as conferências nacionais de ciência, cultura, segurança alimentar e tecnologia — todas citadas por Lula durante a campanha e frequentadas por ele em discursos e homenagens.

Um levantamento mostra que, somente na ExpoCatadores, evento realizado em Brasília em 2023 e 2024, o valor repassado por estatais somou mais de R$ 2 milhões. Entre os patrocinadores estão BNDES (R$ 395 mil), Caixa (R$ 600 mil), Itaipu (R$ 650 mil), Sebrae (R$ 651 mil), Correios (R$ 150 mil), além de R$ 600 mil da Fundação Banco do Brasil.

Nos atos, Lula foi exaltado como “esperança da democracia” e participou diretamente com discursos — ou, em 2024, recebeu homenagem em vídeo após se recuperar de uma cirurgia. O evento é organizado por entidades alinhadas historicamente ao PT, como a Ancat (Associação Nacional dos Catadores), que não respondeu aos pedidos de esclarecimento da reportagem.

Além da ExpoCatadores, a CUT também captou R$ 1,1 milhão do Conselho Nacional do Sesi para os eventos de 1º de Maio, onde Lula discursou nos dois últimos anos. A entidade alegou que os patrocínios têm foco cultural, educativo e de lazer, e negou influência política na captação de recursos.

As conferências nacionais — marca dos primeiros mandatos do petista — também voltaram com força em 2023 e 2024. A Caixa repassou R$ 300 mil para a Conferência de Ciência e Tecnologia e o Banco do Brasil destinou R$ 2,65 milhões para três encontros com a sociedade civil. Em todos os casos, Lula subiu ao palco.

Apesar das conexões evidentes com a figura do presidente e o uso político dos eventos, as estatais negam ingerência do governo federal. Em notas enviadas à imprensa, as empresas afirmam que os patrocínios seguem critérios técnicos, estratégicos e institucionais.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) declarou que não interfere nos patrocínios, mas supervisiona os critérios de transparência e contratação. Já o Conselho Nacional do Sesi e o Sebrae justificaram que os eventos oferecem visibilidade institucional e estão dentro de suas finalidades legais.

Itaipu ressaltou que também patrocinou a ExpoCatadores nos anos de 2016 e 2017, em governos anteriores, e afirmou que o apoio está alinhado a ações sociais e ambientais da empresa. Correios, Caixa e Banco do Brasil reforçaram que seus financiamentos seguem planos estratégicos e boas práticas de mercado.

Mesmo assim, chama atenção o fato de que em 2022, durante o governo Bolsonaro, a ExpoCatadores não contou com nenhum recurso estatal, sendo bancada apenas por apoiadores privados — uma diferença que expõe a mudança de postura após a volta de Lula ao Planalto.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile