Política

Ao lado de Lula, Jerônimo participa do lançamento de programa para ampliar acesso a médicos no SUS

Iniciativa promete acelerar consultas e exames especializados em todo o Brasil.

Publicado

em

Reprodução: Instagram

O Governo Federal lançou, nesta sexta-feira (30), o programa “Agora Tem Especialistas”, que promete transformar o acesso da população brasileira a médicos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia em Brasília contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde Alexandre Padilha e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que celebrou a chegada da iniciativa ao estado.

“Essa iniciativa vai fortalecer o atendimento em saúde em todo o Brasil, inclusive na Bahia,” destacou Jerônimo. O programa busca reduzir as filas de espera por consultas e exames especializados, como os de cardiologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia e oncologia — especialidades que registram alta demanda no SUS.

O modelo já começou a ser implantado na Bahia, com destaque para o Hospital Ortopédico de Salvador, e será expandido para diversas regiões do estado, inclusive com apoio da telessaúde para populações distantes dos grandes centros urbanos.

O programa prevê o credenciamento de clínicas, hospitais filantrópicos e unidades privadas para reforçar a capacidade de atendimento nas redes públicas. Além disso, haverá mutirões, ampliação de turnos, carretas móveis com serviços médicos e até troca de dívidas de hospitais privados com a União por serviços prestados ao SUS.

Um dos maiores destaques é a entrega de aceleradores lineares para o tratamento do câncer — seis equipamentos de alta tecnologia foram distribuídos em cidades como São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Teresina (PI). A expectativa é que, até 2026, mais 121 aceleradores sejam adquiridos, consolidando o SUS como a maior rede pública de cuidado oncológico do mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhão de pacientes por mês devem ser beneficiados com os novos serviços. A medida é uma resposta a um problema estrutural: a distribuição desigual dos médicos especialistas no Brasil, com forte concentração nas regiões Sul e Sudeste e no setor privado. Hoje, apenas 10% desses profissionais atuam exclusivamente no SUS, de acordo com a Demografia Médica 2025.

Com foco em inovação e inclusão, o programa também investe em telessaúde, o que pode reduzir em até 30% as filas por consultas e diagnósticos. Já o aplicativo Meu SUS Digital será ampliado para avisar os usuários sobre agendamentos e acompanhamentos médicos via mensagens, SMS, WhatsApp e notificações por push.

“Agora Tem Especialistas” representa mais um passo para um atendimento digno, humanizado e eficiente, nas palavras de Jerônimo. “Estamos cuidando da saúde da nossa gente com ações concretas, estruturantes e que fazem a diferença na vida real dos baianos e de todos os brasileiros.”

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile