Política

Capitão Alden ajuda a derrubar veto de Lula e garante volta de pensão vitalícia a crianças com microcefalia

Publicado

em

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) comemorou, nesta terça-feira (17), a derrubada pelo Congresso Nacional do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à proposta que restabelece o pagamento de pensão especial e vitalícia a crianças com microcefalia causada pelo vírus da zika.

Segundo o parlamentar, a mobilização da bancada do PL foi fundamental para garantir o retorno do benefício.

“Com ampla maioria, conseguimos derrubar o veto do presidente Lula e devolvemos a milhares de famílias a indenização integral para crianças que sofrem com doenças causadas pelo Zika vírus. Uma grande vitória do Brasil”, declarou Alden, que recebeu agradecimentos de mães de crianças afetadas.

Deputado Federal Capitão Alden (PL) ao lado de mães de crianças com microcefalia

A pensão havia sido criada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas acabou vetada na atual gestão. Com articulação de Alden, inclusive com atuação direta em gabinetes de senadores e mobilização nas redes sociais, o veto foi revertido.

Com a decisão do Congresso, as famílias voltam a ter direito a uma pensão mensal no valor do teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente fixado em R$ 8.157,41.

O benefício é vitalício, isento de Imposto de Renda e inclui ainda a ampliação da licença-maternidade em 60 dias e da licença-paternidade em 20 dias para os responsáveis pelas crianças.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile