Polícia
Pastora é baleada na cabeça em ataque a tiros em Salvador
Crime ocorreu na madrugada de sábado (5), na Engomadeira; polícia investiga ação de facção criminosa
Uma tentativa de homicídio com forte suspeita de envolvimento de facções criminosas chocou moradores do bairro da Engomadeira, em Salvador, na madrugada deste sábado (05/07). A vítima é Carine Santos Almeida de Carvalho, de 47 anos, conhecida como apóstola Carine, que foi baleada na cabeça por criminosos fortemente armados.
Segundo informações da Polícia Civil, o disparo entrou pela nuca e saiu pela testa da vítima. Ela foi socorrida às pressas e submetida a cirurgia de emergência no Hospital Geral Roberto Santos, onde permanece internada em estado grave.
Carine é esposa do pastor Manoel da Lapa de Carvalho, fundador da Igreja Batista Casa de Oração, com sede no bairro da Boca do Rio. O casal havia participado de um culto na congregação da Engomadeira e, em seguida, se dirigiu ao evento gospel Canta Bahia. Por volta das 3h, enquanto retornavam para casa e paravam para deixar um conhecido na Rua Primeiro de Maio, em frente à igreja católica local, foram surpreendidos por homens armados em um carro cinza.
De acordo com o relato do pastor, os criminosos estavam organizando uma emboscada contra rivais e chegaram a liberar a passagem do veículo ao identificá-lo como de líderes religiosos. No entanto, ao retornarem pela mesma via, os bandidos abriram fogo, atingindo Carine, mesmo com os dois filhos do casal — de 15 e 20 anos — dentro do carro. Eles não se feriram.
A Polícia Militar informou que reforçou o patrulhamento na Engomadeira. A investigação está a cargo da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central). O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionado ainda durante a madrugada e já iniciou as oitivas com testemunhas e familiares. Guias periciais e de lesão corporal foram expedidas, e diligências seguem em andamento.
A principal linha de investigação é disputa territorial entre facções criminosas que atuam na região.
Nas redes sociais, fiéis e amigos do casal pedem orações pela vida da pastora. Em nota oficial, a igreja divulgou:
“Pedimos que orem por nossa Apóstola Carine! Não cessem de orar, porque quanto mais oração, mais PODER!”
Antes do ataque, Carine chegou a publicar vídeos nos stories durante o show da cantora gospel Bruna Karla, no Canta Bahia.
