Bahia
Bahia Direita convoca buzinaço em Salvador contra medidas do STF a Bolsonaro
Ato liderado pelo deputado Diego Castro acontece neste domingo (20), a partir das 9h, em protesto contra a tornozeleira imposta a Bolsonaro e o avanço do que chamam de perseguição política
Salvador – O grupo conservador Bahia Direita, presidido pelo deputado estadual Diego Castro (PL), convocou um buzinaço neste domingo (20), a partir das 9h, no Jardim de Alah, em protesto contra as medidas judiciais impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A mobilização, anunciada nas redes sociais do parlamentar, tem como alvo a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que nesta sexta-feira (18) determinou o uso de tornozeleira eletrônica e outras restrições ao ex-presidente, no âmbito da investigação que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado.
“Essa perseguição contra Bolsonaro passou de todos os limites. A tornozeleira eletrônica é mais uma medida absurda que demonstra o uso político da Justiça. Vamos às ruas em defesa da liberdade e da democracia”, declarou Diego Castro, que lidera a articulação do ato.
A concentração está marcada para as 9h, com o grupo planejando percorrer trechos da orla de Salvador com carros, faixas, bandeiras e apitos, numa manifestação em apoio ao ex-presidente e em repúdio às decisões judiciais que classificam como autoritarismo judicial.
Nos últimos dias, a militância bolsonarista tem aumentado a pressão nas ruas e nas redes após novas ações do STF contra aliados de Bolsonaro, incluindo operações da Polícia Federal, bloqueios de bens e suspensão de direitos políticos. A defesa do ex-presidente nega qualquer envolvimento em atos antidemocráticos e promete recorrer das medidas.
O ato deste domingo promete reunir apoiadores, lideranças conservadoras e parlamentares ligados ao campo da direita, com pautas que incluem críticas ao Supremo, à condução do governo Lula e à perda de garantias constitucionais.
