Política

PL lança ofensiva digital para defender Bolsonaro e ligar Lula ao tarifaço

Partido intensifica uso de redes sociais com postagens patrocinadas e acusa governo Lula de provocar sobretaxa dos EUA

Publicado

em

O Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, iniciou uma campanha digital com postagens patrocinadas nas redes sociais, reagindo à ofensiva recente do PT que tenta associar Bolsonaro ao tarifaço anunciado por Donald Trump e recuperar para o lulismo as cores verde e amarelo, símbolos históricos do bolsonarismo.

Desde o dia 16 de julho, o PL começou a impulsionar conteúdos no Facebook e Instagram para defender Bolsonaro e transferir a responsabilidade do aumento de tarifas sobre produtos brasileiros ao presidente Lula. Essa estratégia representa uma mudança de postura na comunicação do partido, que tradicionalmente tem baixo investimento em publicidade digital. Até então, as últimas postagens patrocinadas haviam sido feitas entre março e abril deste ano — e antes disso, somente na eleição de 2022.

PL tenta reforçar discurso de que Jair Bolsonaro é alvo de perseguição depois de ex-presidente ter liberdade restringida pelo STF – Reprodução/PL

O movimento veio após o PT pagar mais de R$ 70 mil para promover vídeos com ataques diretos a Bolsonaro, inclusive comparando-o a um boneco manipulado por Trump. Em resposta, o PL investiu em pelo menos oito anúncios pagos, com valores de até R$ 999 cada, e alcance potencial de mais de 1 milhão de usuários por publicação.
Entre as peças mais visualizadas está um vídeo que afirma: “A culpa pela taxação imposta por Trump é totalmente do Lula”, ressaltando momentos de desalinhamento diplomático do petista em relação aos EUA. Outra postagem reforça a narrativa de que Bolsonaro é perseguido politicamente, enquanto Lula estaria impune, mesmo após os processos da Lava Jato — que foram anulados judicialmente — e enfatiza o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente como prova da suposta perseguição institucional.

As publicações do PL também criticam o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) promovido pelo governo atual e reivindicam a criação do Pix como uma das principais conquistas do governo Bolsonaro. Além disso, o partido lançou uma paródia da campanha petista “Defenda o Brasil”, transformando o slogan em “Defenda o Brasil do PT”, em clara tentativa de inverter a narrativa pública e reocupar o espaço simbólico das redes.

Mesmo com valores mais modestos, a estratégia do PL sinaliza um reposicionamento digital no embate direto com o PT, especialmente em meio à disputa pela simbologia patriótica e à tentativa de desgastar a imagem de Lula junto ao eleitorado economicamente sensível às tarifas internacionais.

A carta de Trump, ao anunciar a nova tarifa, chegou a mencionar o julgamento de Bolsonaro e classificá-lo como uma “caça às bruxas” — o que deu combustível para o PL acusar o governo Lula de provocar danos econômicos e diplomáticos ao país.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile