Polícia

Lula diz que Alckmin liga todo dia para negociar com EUA, mas “ninguém quer conversar com ele”

Presidente afirma que Brasil segue aberto ao diálogo com os Estados Unidos, mas critica falta de retorno do governo norte-americano

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de anúncio do Novo PAC Seleções 2025 Perifería Viva - Ubanização de Favelas em Osasco - Ronny Santos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (25), durante evento em Osasco (SP), que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), tem tentado, sem sucesso, estabelecer negociações com os Estados Unidos. “Todo dia ele liga para alguém e ninguém quer conversar com ele”, declarou Lula, ao comentar a tentativa de diálogo sobre a tarifa de 50% aplicada por decisão do ex-presidente americano Donald Trump contra produtos brasileiros.

De acordo com Lula, o Brasil nunca deixou a mesa de negociação e está pronto para um acordo que evite prejuízos comerciais. “Não criamos esse problema, mas queremos resolver. Estamos empenhados em resolver”, afirmou.

O presidente disse ainda que já ocorreram dez reuniões com representantes americanos, mas sem avanço concreto até o momento. Ele destacou a postura conciliadora de Alckmin como um trunfo do governo. “Esse cara é exímio negociador. Não levanta a voz, não manda carta, ele só quer conversar”, elogiou.

Durante o discurso, Lula também fez um apelo direto a Trump: “O dia que você quiser conversar, o Brasil estará pronto e preparado”. Segundo ele, o governo americano foi mal informado sobre o Brasil e deveria rever sua posição à luz de dados corretos.

“Quando isso ocorrer, o senhor dirá: ‘Lula, não vou mais taxar o Brasil. Vamos manter tudo como está’. É isso. Mas é necessário diálogo. E aqui está o meu principal articulador.”

Ao final, Lula cobrou tratamento respeitoso do governo norte-americano: “Quero que o Trump nos trate com a delicadeza e o respeito com que trato o povo americano”, concluiu.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile