Brasil
Lula janta com Alexandre de Moraes e PGR após sanções dos EUA
Presidente recebeu ministros do STF e Paulo Gonet no Alvorada para alinhar reação institucional à ofensiva americana contra a Corte
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu um jantar político no Palácio da Alvorada, na noite desta quinta-feira (31), com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador-geral da República, Paulo Gonet. O encontro ocorreu no dia seguinte ao anúncio de sanções dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky.
Moraes esteve entre os convidados e foi flagrado ao lado de Lula e Gonet, em uma imagem emblemática do momento, registrada por Wilton Júnior, do Estadão. A reunião reforça o alinhamento entre Executivo, Judiciário e Ministério Público Federal diante da crise internacional.
Segundo a Agência Brasil, estiveram presentes os ministros Luís Roberto Barroso (presidente do STF), Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin. Todos os 11 ministros do STF foram convidados, mas ao menos um, André Mendonça, indicado por Bolsonaro, não compareceu. Também participaram do jantar os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Jorge Messias (AGU).
A expectativa era de que Lula usasse o jantar para apresentar uma estratégia de resposta às sanções impostas por Washington, que atingiram diretamente Moraes e, indiretamente, a imagem das instituições brasileiras.
Ainda na tarde de quinta-feira, Lula já havia se encontrado com Barroso, Gilmar Mendes e Zanin, evidenciando o esforço para uma reação articulada e institucional à escalada de tensões com os EUA.
Além das sanções contra Moraes, o governo americano também anunciou um tarifaço contra produtos brasileiros, o que aumenta a pressão sobre o Planalto em diversos fronts diplomáticos e econômicos.
O clima do jantar, segundo fontes, foi de solidariedade mútua e defesa do Judiciário brasileiro, com Lula reiterando apoio a Moraes e se comprometendo a atuar conjuntamente na defesa da soberania e da estabilidade institucional.
