Política

Jerônimo Rodrigues propõe reajuste salarial para mais de 43 mil servidores da Bahia

Projetos de lei enviados à Assembleia preveem aumentos entre 10,2% e 22,1%, aplicados em duas parcelas até 2026.

Publicado

em

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa seis Projetos de Lei que preveem reajustes salariais para mais de 43 mil servidores estaduais, distribuídos em 53 carreiras. Os aumentos variam de 10,2% a 22,1% e serão pagos em duas parcelas, com aplicação em 2025 e 2026.

Segundo o governo, os novos salários entrarão em vigor no mês seguinte à sanção das propostas, caso sejam aprovadas pelos deputados estaduais. As medidas foram negociadas com representações sindicais e abrangem servidores de diversas áreas, como Educação, Cultura, Comunicação, Gestão Pública, Obras, Fiscalização, Procuradoria e IRDEB.

Em maio deste ano, o Executivo já havia concedido reajustes para as forças de segurança — Polícia Militar, Polícia Civil e agentes penitenciários. Agora, com os novos PLs, o objetivo é contemplar todas as categorias.

Os projetos beneficiarão carreiras de Artes e Cultura, Comunicação Social, Técnico Administrativo, Técnico Específico, Serviços de Apoio Técnico-Administrativo da Procuradoria Geral do Estado, Gestão Pública, Obras Públicas, Fiscalização e Regulação. Também estão incluídas funções como Procurador do Estado, Procurador Jurídico e Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais, além dos cargos do Quadro Especial das Universidades, do extinto CEPED, de cargos em comissão da administração direta, autárquica e fundacional, e de funções de confiança do magistério estadual e do Irdeb.

De acordo com a Secretaria da Administração, a implementação dos reajustes será feita na folha de pagamento subsequente à aprovação. A pasta ressaltou que os percentuais resultam de acordos firmados no canal de diálogo permanente entre governo e entidades representativas dos trabalhadores.

Para o governador Jerônimo Rodrigues, a medida reafirma o compromisso de valorização dos servidores que cuidam da Bahia todos os dias, garantindo melhores condições salariais e reconhecimento profissional.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile