Bahia
Motorista que atropelou maratonista em Salvador é exonerado da Alba
Ex-secretário parlamentar é filho de vereadora e está preso preventivamente; vítima Emerson Pinheiro teve a perna amputada, mas já fala em voltar a correr com prótese
O motorista Cleydson Cardoso Costa Filho, de 26 anos, que atropelou o maratonista Emerson Pinheiro em Salvador, foi exonerado do cargo de secretário parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A decisão foi tomada na segunda-feira (18), mas publicada apenas nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial.
Cleydson trabalhava no gabinete do deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) e é filho da vereadora de Salvador Débora Santana (PDT), que pediu licença das atividades na Câmara Municipal por 15 dias.
Após a audiência de custódia realizada no domingo (17), a prisão em flagrante do motorista foi convertida em preventiva. Documentos apontam que ele já acumulava três infrações de trânsito por excesso de velocidade, registradas pela Transalvador.
Emerson teve a perna amputada e sonha em voltar a correr
O maratonista Emerson Pinheiro, atropelado na Pituba, teve a perna direita amputada. Ele foi extubado no domingo (17) e, ao despertar, quis confirmar com a equipe médica a perda do membro.
Segundo o também maratonista Caio dos Santos, amigo da vítima, a família está repassando as informações sobre o acidente de forma gradual, devido ao estado emocional de Emerson. “Está choroso. É um processo. Estamos contando para ele apenas o que nos pergunta”, disse.
Mesmo diante da gravidade, Emerson já demonstrou força de vontade. Na segunda-feira (18), ele falou sobre o plano de voltar a correr com o auxílio de uma prótese. Empresas já manifestaram interesse em oferecer suporte, e o atleta será acompanhado por uma psicóloga especialista em traumas. O estado de saúde dele é considerado estável.
