Saúde
Hospital Santo Antônio vai dobrar número de leitos de UTI em Salvador
Convênio de R$ 14,4 milhões permitirá a criação de 30 novos leitos, ampliando a capacidade de atendimento intensivo da unidade das Obras Sociais Irmã Dulce
O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, deve dobrar sua capacidade de leitos de UTI nos próximos meses. Um convênio de R$ 14,4 milhões foi assinado nesta terça-feira (26) entre o Governo da Bahia e a instituição para implantação de 30 novos leitos, que se somam aos 30 já existentes, totalizando 60 leitos de UTI — sendo 50 adultos e 10 pediátricos.
As obras estão previstas para começar ainda neste semestre, com conclusão até 2026. Com a ampliação, o hospital se aproxima do parâmetro recomendado de 10% da capacidade hospitalar destinada a cuidados intensivos.
A demanda atual é considerada alta: são cerca de 90 solicitações mensais por vagas em UTI clínica e outras 100 em UTI cirúrgica. Em 2015, o hospital contava com apenas 20 leitos, número que passou para 30 em 2016.
A superintendente da Osid, Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha da fundadora da instituição, destacou a importância da iniciativa:
“Esses novos leitos significam esperança para milhares de baianos que buscam atendimento”.
Além da ampliação, também foram entregues uma ambulância e um veículo para transporte de pacientes em Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
O hospital tem papel essencial na saúde pública da Bahia. Somente em 2023, a Osid realizou cerca de 6,6 milhões de procedimentos, entre eles 2,2 milhões de atendimentos ambulatoriais, 46 mil cirurgias e 63 mil internações, em 40 especialidades médicas, incluindo oncologia, ortopedia, geriatria, ginecologia e urologia.
