Mundo
Influenciador conservador Charlie Kirk é baleado durante discurso em universidade nos EUA
Suspeito foi detido após atirar de prédio próximo; Trump pediu orações pelo aliado político
O influenciador conservador Charlie Kirk, aliado do ex-presidente Donald Trump, foi baleado nesta quarta-feira (10) enquanto discursava em um evento no campus da Universidade de Utah Valley, no oeste dos Estados Unidos. A informação foi confirmada por porta-vozes da instituição e do próprio Kirk.
Segundo a porta-voz da universidade, Ellen Treanor, o disparo partiu do Losee Center, prédio localizado a cerca de 200 metros de distância do palco. O suspeito foi detido e não tinha vínculo com a universidade.
Kirk foi atingido cerca de 20 minutos após o início de sua fala. Ele foi rapidamente retirado do local por sua equipe de segurança, mas até o momento não havia informações oficiais sobre seu estado de saúde. O porta-voz da organização Turning Point USA, Andrew Kolvet, confirmou que o influenciador foi baleado no pescoço.
Vídeos gravados por celulares no evento mostram o momento em que o público correu após o disparo. Em uma das gravações, é possível ver a cabeça de Kirk se inclinando para trás no instante em que falava sob uma tenda com o slogan “The American Comeback” (“O Retorno Americano”).
Nas redes sociais, o ex-presidente Donald Trump prestou solidariedade ao aliado: “Todos nós devemos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível em todos os aspectos. DEUS O ABENÇOE!”, escreveu no Truth Social.
Aos 31 anos, Charlie Kirk se consolidou como uma das vozes conservadoras mais influentes dos EUA. Fundador da Turning Point USA, ele organiza eventos universitários em todo o país desde 2012, atraindo multidões e reforçando sua proximidade política com Trump. Apesar de não ocupar cargo no governo, sua influência sobre a Casa Branca e no movimento trumpista é considerada significativa.
