Polícia
Coronel Coutinho deixa o cargo de comandante-geral da Polícia Militar da Bahia
O coronel Paulo Coutinho encerra seu mandato como comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, conforme anunciado nesta segunda-feira, 24. Sua saída já era esperada. As especulações em torno da troca de comando da PM surgiram desde o ano passado.
Em meio às transformações, o coronel Magalhães é designado como o novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), sucedendo o coronel Paulo Coutinho. Em seu discurso inaugural, Magalhães expressou gratidão ao governador pela confiança depositada e fez questão de enaltecer a dedicação do seu antecessor.
“Mais que tudo, agradeço ao comandante Paulo Coutinho pelo que fez, pelo legado que deixa e pela responsabilidade de dar continuidade a esse legado”, afirmou.
Coronel Magalhães
O coronel Paulo Coutinho foi indicado para assumir o cargo de chefe de gabinete da vice-governadoria, em substituição a Cyro Freitas, como parte das mudanças nos comandos. Além disso, o coronel Pacheco será o novo assistente especial militar, e o tenente-coronel Sérgio Dias assumirá a função de assistente militar.
O comando do Corpo de Bombeiros ficará a cargo do coronel Aloísio, enquanto a Polícia Civil terá André Viana como delegado-geral. Por fim, o coronel Lopes ocupará o cargo de subcomandante-geral da PM-BA.
Carreira de Coutinho
Natural do Recife (PE), Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, conhecido como Coronel Coutinho, é um Aspirante a Oficial PM da Turma de 1988. Possui Bacharelado em Direito pela Universidade Católica do Salvador e Pós-graduação em Gestão Governamental pela Universidade do Estado da Bahia. Nomeado pelo governador Rui Costa (PT) em 12 de janeiro de 2021, assumiu o comando da Polícia Militar, substituindo o coronel Anselmo Brandão, que ocupou o cargo por seis anos.
Na área de segurança, além da Polícia Militar, os cargos de chefia do Corpo de Bombeiros, atualmente ocupado pelo coronel Adson Marchesini, e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), sob a liderança da perita criminal Ana Cecília Cardoso Bandeira, estão sujeitos a possíveis mudanças.