Brasil
USP contabiliza 44,9 mil pessoas em manifestação na Paulista
PM informou que não divulgará estimativa do público.
A Universidade de São Paulo (USP) estimou em 44,9 mil o número de participantes no ato em defesa da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, realizado neste domingo (6), na Avenida Paulista, em São Paulo. A mobilização foi convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contou com a presença de aliados políticos e lideranças religiosas.
De acordo com a universidade, a contagem foi feita com uso de inteligência artificial, baseada em imagens aéreas captadas pelo grupo de pesquisa Monitor do Debate Político, vinculado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). O cálculo considera uma margem de erro de 2,2 mil pessoas para mais ou para menos, e foi registrado no momento de maior concentração, às 15h44.
Ato pró-anistia em SP
O número representa mais que o dobro do total estimado pela mesma metodologia no ato anterior organizado por Bolsonaro e aliados, realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 16 de abril, quando a USP registrou 18,3 mil manifestantes.
O pastor Silas Malafaia, um dos organizadores do evento, questionou publicamente a estimativa divulgada, exibindo imagens aéreas que, segundo ele, indicam um público muito maior do que o calculado pela universidade.