Brasil

Internado, Bolsonaro rompe silêncio e fala sobre saúde: “Já estou quase 100%”

Ex-presidente está hospitalizado em Natal (RN) com quadro intestinal delicado e sem previsão de alta; possibilidade de cirurgia não está descartada.

Published

on

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rompeu o silêncio nesta sexta-feira (11) após ser internado no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), com dores abdominais decorrentes da facada sofrida em 2018. Em vídeo enviado à imprensa, Bolsonaro confirmou que segue sem previsão de alta e revelou seus planos para os próximos dias.

“Ainda estou sem previsão de alta. Esse protocolo médico precisa ser seguido corretamente. Quando eu tiver alta, volto para casa, em Brasília, e, depois de 10 ou 15 dias, retorno ao Nordeste para retomar as agendas da Rota 22”, afirmou.

O ex-presidente demonstrou bom humor mesmo durante a internação e brincou sobre o uso de implante hormonal:

“Já estou quase 100% e continuo chipado”, disse, em referência ao chip que utiliza para aumentar o desempenho sexual.

Possível cirurgia e estado de saúde

De acordo com o cirurgião Antonio Macedo, médico pessoal de Bolsonaro, o ex-presidente apresentou um quadro de paralisia ou obstrução intestinal, com diminuição do funcionamento do intestino. A situação não é considerada grave, mas requer atenção. Uma possível cirurgia ainda está em avaliação.

Bolsonaro passou mal ao chegar a um compromisso na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, e foi transferido de helicóptero para a capital. Uma das primeiras medidas adotadas pela equipe médica foi a suspensão da dieta oral, devido à fragilidade nas alças intestinais – uma das sequelas deixadas pela facada recebida em Juiz de Fora (MG), durante a campanha presidencial de 2018.

Segundo Macedo, caso uma cirurgia seja necessária, ela será voltada para a desobstrução do intestino, procedimento que pode ocorrer tanto em Natal quanto em São Paulo.

Expectativas e agenda futura

Mesmo hospitalizado, Bolsonaro sinalizou que pretende retomar sua agenda política no Nordeste por meio do projeto “Rota 22”, espécie de tour pelo país voltado à mobilização da base conservadora de olho nas eleições municipais de 2026.

Enquanto o quadro clínico evolui sob monitoramento médico, aliados próximos avaliam o impacto da nova internação sobre a movimentação política do ex-presidente.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile