Política
Deputado defende empréstimos de Jerônimo na Alba e cita VLT e Ponte Salvador-Itaparica: “Melhora imediata para o povo”
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) saiu em defesa do governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta segunda-feira (14), ao comentar os frequentes pedidos de empréstimos enviados pelo Executivo à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Segundo o parlamentar, as operações de crédito são fundamentais para viabilizar as grandes obras que vêm sendo realizadas no estado.
“Se não fossem os empréstimos concedidos ao governo do Estado, nós não teríamos essas obras em andamento. O Estado está habilitado para pagar ao longo de 20, 30 anos esses empréstimos, mas melhorar a qualidade de vida do povo baiano e de Salvador em particular de forma imediata”, argumentou Robinson.
Entre as obras citadas por ele como exemplos do impacto positivo desses recursos estão a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica e a ampliação do sistema de Metrô da capital.
A declaração surge após o governador Jerônimo encaminhar, na última semana, mais um pedido de empréstimo à Alba — o primeiro de 2025. Trata-se de uma solicitação de R$ 600 milhões, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA), junto à Caixa Econômica Federal. De acordo com o Projeto de Lei nº 25.741/2025, o objetivo é investir em obras de infraestrutura e mobilidade urbana, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da Bahia.
Apesar das críticas da oposição, que apontam para o elevado número de empréstimos, Robinson reforça que o modelo é responsável e planejado, com foco em resultados para a população.
“Não se trata de endividamento inconsequente, mas de investimento estruturante”, pontuou.
Na atual gestão de Jerônimo Rodrigues, já foram 15 solicitações de crédito enviadas ao Legislativo baiano em menos de dois anos de governo .
Com os olhos voltados para 2026 e a continuidade de grandes projetos, o governo aposta na sustentação política e no apoio da base aliada para manter o ritmo de investimentos que, segundo Robinson Almeida, estão “transformando a realidade da Bahia”.