Política

Deputado Marcinho é alvo de pedido de expulsão do União Brasil

Published

on

Foto: Vaner Casaes / ALBA

O deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil) tornou-se alvo de um pedido de expulsão do seu partido por suposta infidelidade partidária, após reiteradas demonstrações de apoio político ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O primeiro passo formal foi dado nesta segunda-feira (14), com o envio de um ofício ao Diretório Estadual do União Brasil, assinado por Leonardo Barreto de Pinho, filiado ao diretório municipal de Araci.

Em documento, o autor da representação afirma que o comportamento do parlamentar configura “transgressão disciplinar” prevista no estatuto da legenda, que estabelece a fidelidade partidária como princípio fundamental. A representação solicita à presidência estadual do partido, comandada pelo deputado federal Paulo Azi, a instauração de um processo disciplinar que resulte na expulsão e desfiliação de Marcinho.

“Ao reiteradamente contrariar as diretrizes do partido, o deputado demonstra preferência política por um adversário histórico do União Brasil, o governador Jerônimo Rodrigues, o que configura grave infração disciplinar”, diz trecho do documento.

A representação inclui reportagens e registros de eventos em que o deputado aparece ao lado do governador, além de sua ausência em agendas estratégicas do partido. Um dos episódios citados foi sua ausência no lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União-GO) à presidência da República, realizado recentemente em Salvador. Na mesma data, Marcinho participou de uma agenda oficial com Jerônimo em Paulo Afonso.

Procurado pelo Bahia Notícias, Marcinho ironizou a acusação e afirmou desconhecer o pedido. Ele também criticou o que considera uma incoerência dentro do próprio partido.

“Esse filiado sabe que o União Brasil tem três ministérios no governo Lula? Ele sabe que o presidente do partido, Paulo Azi, tem indicação na Codevasf? Estou muito tranquilo sobre isso”, declarou.

Nos bastidores da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a proximidade do deputado com o governo estadual já havia gerado desconforto entre parlamentares do União Brasil.

Marcinho é aliado do deputado federal Elmar Nascimento (União), defensor da permanência da legenda na base de apoio ao governo Lula. Segundo informações de bastidor, Elmar também cogita deixar o partido e migrar para uma sigla mais alinhada ao governo federal, como o Avante, movimento que Marcinho pode seguir.

O caso agora será analisado pelo Conselho de Ética do União Brasil, que deverá decidir se acata o pedido e instaura o processo disciplinar contra o parlamentar.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile