Política

Deputado Marcone confirma: FIOL seguirá até Ilhéus

Após questionamento do deputado Marcone Amaral, empresa reafirma que ferrovia manterá traçado original até o Porto Sul

Published

on

Durante reunião da Comissão Especial da FIOL na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizada nesta segunda-feira (29), o deputado estadual Marcone Amaral (PSD) garantiu uma resposta direta sobre os rumores de possível mudança no traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Questionado pelo parlamentar, o presidente da BAMIN (Bahia Mineração), Eduardo Ledsham, foi enfático ao afirmar que Ilhéus continuará sendo o ponto final da ferrovia.

A declaração veio em resposta à preocupação apresentada por Marcone, que levou à comissão a apreensão de moradores do Sul da Bahia sobre a possível exclusão de Ilhéus da rota da FIOL.

“Há rumores que têm causado apreensão. A pergunta é simples e objetiva: existe alguma chance de o traçado da FIOL ser alterado para fora de Ilhéus?”, indagou o deputado.

Deputado estadual Marcone Amaral (PSD) / Foto: ALBA

Em resposta, o presidente da BAMIN assegurou que o traçado permanece inalterado. “Não existe a menor alternativa de outro desenho. Após a concessão, revisamos cada quilômetro da ferrovia, avaliamos mais de 55 obras, e está tudo dentro do esperado”, afirmou Ledsham.

Comissão Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, apresentação da BAMIN, presença do presidente, Eduardo Ledsham. Foto: Vaner Casaes / ALBA

Compromisso com o desenvolvimento regional

Com a confirmação, Marcone Amaral comemorou a permanência de Ilhéus como ponto estratégico no projeto da ferrovia. “A fala do presidente da BAMIN é clara e tranquilizadora. Agora, nosso foco é a retomada das obras. Seguimos firmes na fiscalização e no apoio, junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal, para que esse sonho avance”, destacou o parlamentar.

A FIOL é considerada uma das principais obras de infraestrutura logística em andamento no Brasil. O projeto prevê a ligação entre Caetité, no interior da Bahia, e o Porto Sul, em Ilhéus, criando um importante corredor de escoamento da produção mineral e agrícola. A obra deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos, impactando positivamente a economia da região.

A confirmação do traçado original fortalece a confiança no potencial transformador da FIOL para o Sul da Bahia, garantindo a inclusão de Ilhéus em um eixo logístico que promete atrair investimentos, impulsionar o comércio exterior e consolidar a cidade como polo estratégico no mapa do desenvolvimento nacional.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile