Polícia

Fraudes no INSS: PF mira operador financeiro

Nova etapa da Operação Sem Desconto apura uso de recursos desviados de aposentados na compra de veículos de luxo

Published

on

Fachada da sede do INSS em Brasília. Relatório aponta que vítimas de descontos irregulares na aposentadoria têm dificuldades para comparecer a agências da Previdência Social - Pedro Ladeira - 23.abr.2025

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de fraudes contra aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Presidente Prudente (SP), autorizados pela 10.ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Nesta fase, as investigações se concentram na atuação de um operador financeiro ligado a uma das associações investigadas, que teria utilizado recursos oriundos das fraudes para comprar veículos de alto valor, com indícios de lavagem de dinheiro.

A operação é um desdobramento da primeira etapa realizada em 2024, quando a PF realizou buscas em 211 endereços distribuídos por 13 estados e no Distrito Federal, resultando na prisão temporária de seis pessoas suspeitas de participação no esquema.

De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), houve um aumento vertiginoso no volume de descontos realizados entre 2019 e 2020 em nome de associações que operavam sem autorização dos beneficiários. A CGU afirma ainda que o INSS ignorou seis ofícios enviados entre maio e julho de 2024 alertando para possíveis irregularidades.

Os alvos da investigação são entidades que se apresentavam como associações representativas, mas que realizavam descontos não autorizados diretamente nos benefícios previdenciários, prejudicando milhares de aposentados em todo o país.

A Polícia Federal reforça que a apuração prossegue com o objetivo de rastrear o caminho do dinheiro e responsabilizar os envolvidos, inclusive por crimes financeiros, contra a administração pública e lavagem de dinheiro.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile