Política

Assembleia da Bahia vota hoje projetos do governo Jerônimo

Pauta inclui LDO, Refis, reestruturação de carreiras e mudanças no MP; sessão anterior foi esvaziada por falta de quórum

Publicado

em

Foto: Vaner Casaes / ALBA

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) retoma nesta terça-feira (17) a votação do conjunto de projetos enviados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que incluem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis), alterações nos planos de cargos e salários do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a reestruturação das carreiras da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

Os textos estavam previstos para serem apreciados em dois turnos, entre segunda (16) e terça (17), mas a sessão anterior não teve quórum suficiente para avançar com as votações, frustrando as expectativas da base aliada.

A presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD), chegou a abrir a sessão às 14h45 da segunda-feira, mas a ordem do dia não foi iniciada. Apenas o Pequeno Expediente foi utilizado para discursos, que abordaram temas como a greve dos professores da rede municipal de Salvador e a responsabilização do deputado Hilton Coelho (PSOL) pela invasão do plenário por membros do SINTAJ, em maio.

Nos bastidores, houve intensa mobilização da liderança governista para garantir a votação, mas mesmo com os esforços, a base não conseguiu reunir deputados em número suficiente. Ao ser questionado em plenário pelo deputado Robinho (União Brasil), o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), negou que o adiamento tenha sido responsabilidade da base aliada, alegando que o quórum estava presente.

A urgência na votação se dá por conta da proximidade do feriado de Corpus Christi e dos festejos juninos, que esvaziam o Legislativo com a ida dos parlamentares para seus redutos eleitorais no interior. Além disso, o recesso parlamentar de julho também se aproxima, e a Casa deve passar a operar em regime reduzido, o chamado “turnão”.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile