Política
Isidório critica Trump: “Está agindo como chefe de boca de fumo”
Deputado federal reagiu com indignação às tarifas de até 50% impostas por Donald Trump ao Brasil e defendeu união nacional contra ataques à soberania
Durante a cerimônia de entrega de viaturas às Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPES) da Polícia Militar, realizada nesta quinta-feira (10) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), o deputado federal Pastor Isidório (Avante-BA) fez duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em razão do anúncio de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros.
Visivelmente indignado, Isidório classificou o gesto como um atentado à soberania nacional e adotou um tom contundente em sua fala.
“Trump está agindo como se fosse chefe de boca de fumo, chefe de gangue, chefe de facção. Está desrespeitando a soberania de todas as nações, e o Brasil com tiranos não combina”, afirmou o parlamentar.
O deputado baiano também ressaltou que, em momentos como este, é preciso superar divisões ideológicas. “Independente de direita, de esquerda, de Lula ou de Bolsonaro, o Brasil precisa reagir a essa tentativa de assalto feito por aquele imperador tirano. Quem é Donald Trump para querer intervir na política e na Justiça do Brasil?”, questionou.
Segundo Isidório, as declarações do ex-presidente norte-americano sobre o sistema judiciário brasileiro são inaceitáveis. “Ele não é juiz no Brasil, ele não é político no Brasil. Agora é hora dos brasileiros e brasileiras abrirem os olhos para ver quem está realmente do lado certo.”
Ainda durante seu discurso, o parlamentar exaltou os esforços do atual governo na defesa dos interesses nacionais. “Enquanto o presidente aqui trabalha para abrir mercados, negociar com outros países e fortalecer a economia, Trump tenta sabotar o Brasil e provocar desemprego com medidas autoritárias”, declarou.
Isidório finalizou cobrando uma resposta proporcional do Brasil e uma demonstração de patriotismo. “O que ele está fazendo é tentar desagregar a estrutura econômica do nosso país. Agora é hora de sabermos quem é verdadeiramente patriota. Brasileiro de verdade presta continência para a sua própria bandeira.”
A reação do deputado federal ocorre em meio ao agravamento da crise diplomática entre os dois países, após Trump anunciar a cobrança de tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, alegando perseguição política a Jair Bolsonaro e críticas ao STF.
