Bahia

Com contas aprovadas, Jerônimo se encontra com Lula em Juazeiro e anuncia investimentos na saúde

Governador da Bahia tem contas de 2024 aprovadas com ressalvas pelo TCE-BA e participa de evento com Lula no interior do estado; presidente faz elogio político e brinca com “passos de dança” de Jerônimo

Publicado

em

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), teve suas contas referentes ao exercício financeiro de 2024 aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) nesta quinta-feira (17). O parecer prévio favorável foi emitido por unanimidade pelo plenário da Corte, com base no voto do conselheiro-relator Inaldo da Paixão Santos Araújo.

Foram apontadas três ressalvas e algumas sugestões técnicas, seguindo os critérios constitucionais, legais e regimentais estabelecidos pelo TCE-BA. Com isso, o processo segue agora para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que fará o julgamento político das contas.

A sessão plenária foi presidida pelo conselheiro Marcus Presídio e contou com os votos favoráveis dos conselheiros Antonio Honorato de Castro Neto, João Bonfim, Carolina Matos e Gildásio Penedo Filho.

Para a procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli, a decisão representa o reconhecimento de uma gestão responsável.

A aprovação das contas já é, por si só, o reconhecimento de que o Governo está em conformidade e conseguiu, nessa perspectiva macro, realizar uma boa gestão pública”, afirmou.

No mesmo dia, Jerônimo participou de um evento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Juazeiro, onde foram anunciados novos investimentos na área da saúde e ações do Novo PAC. O pacote de investimentos federais voltado à Bahia soma R$ 1,1 bilhão, com foco em infraestrutura hospitalar, abastecimento de água e programas sociais.

Durante a cerimônia, Lula elogiou publicamente a atuação de Jerônimo no governo e lembrou os bastidores da campanha eleitoral de 2022.

Eles conseguiram eleger essa obra-prima de ser humano, que terá um futuro brilhante na política brasileira”, disse Lula, referindo-se ao apoio de Rui Costa e Jaques Wagner ao então candidato petista.

Em tom bem-humorado, o presidente ainda fez uma brincadeira com o desempenho eleitoral do governador:

Esse daqui [Jerônimo] só não foi eleito no primeiro turno porque dança mal”, provocou Lula, arrancando risos da plateia.

A visita presidencial a Juazeiro também serviu como gesto de apoio à gestão de Jerônimo e à bancada federal baiana, num momento em que o governo federal tenta consolidar bases no Nordeste em meio à tensão com a oposição e ao acirramento do cenário político nacional.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile