Política

Abaixo-assinado cobra cassação de Eduardo Bolsonaro com mote “fora, lesa-pátria”

Campanha de movimentos sociais acusa o deputado de traição nacional por apoiar tarifa de Trump contra o Brasil e atuar contra o governo Lula no exterior

Publicado

em

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) — Foto: Cristiano Mariz

Entidades da sociedade civil lançaram um abaixo-assinado pela cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Com o lema “fora, lesa-pátria”, a campanha denuncia a atuação do parlamentar fora do país, acusando-o de incitar sanções estrangeiras e celebrar medidas que impactam negativamente a economia brasileira.

O movimento é liderado pela Uneafro Brasil e pelo Instituto de Referência Negra Peregum, e repercute o discurso nacionalista adotado pelo governo Lula e pelo PT após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um tarifaço de 50% contra produtos brasileiros — com apoio informal da ala bolsonarista.

“O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está fora do Brasil para incitar sanções estrangeiras contra o País, além de celebrar medidas que afetam diretamente a economia nacional”, afirmam os organizadores da petição.


Cassação e ausência estratégica

Atualmente residindo nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro afirmou à Coluna do Estadão que permanecerá fora do Brasil por tempo indeterminado, alegando risco de prisão por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda assim, só poderá perder o mandato se acumular mais de 30% de faltas nas sessões legislativas de 2025.

No Congresso, o Partido dos Trabalhadores já protocolou um pedido formal de cassação, sob a acusação de que o parlamentar violou o decoro ao atuar contra a soberania nacional e recorrer a canais diplomáticos paralelos para prejudicar o Brasil.

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile