Política
Lula adia pronunciamento em rede nacional sobre tarifas
Governo estuda momento estratégico para falar ao país após leve recuperação na popularidade do presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve, sim, voltar a falar ao país em cadeia nacional de rádio e televisão, mas o pronunciamento sobre o recente tarifaço foi adiado. A ideia segue nos planos do governo federal, mas, ao contrário do que se cogitava inicialmente, a fala não acontecerá na noite deste domingo.
A equipe de comunicação do Planalto avalia que o momento ideal ainda está em construção. A estratégia, segundo fontes do governo, é aproveitar a atual onda de leve recuperação na popularidade de Lula para transformar o discurso em uma mensagem positiva — e não meramente reativa à insatisfação com os reajustes em contas de energia, combustíveis e outros serviços.
Mesmo sem data confirmada, a expectativa é que Lula adote um tom direto e didático, reforçando os argumentos econômicos e sociais do governo, e tentando conectar sua imagem à proteção das camadas mais pobres da população.
Nos bastidores, o entorno do presidente sabe que o impacto da alta nas tarifas pode minar os avanços recentes em sua imagem pública, especialmente entre eleitores mais sensíveis ao custo de vida. Por isso, a escolha do momento certo para falar ao país é vista como fundamental.
A última aparição de Lula em cadeia nacional foi durante as comemorações do 1º de Maio. Desta vez, o desafio será responder às críticas sem acirrar ainda mais os ânimos políticos num cenário já marcado por polarizações.
