Mundo
Xi Jinping diz a Lula estar pronto para exemplo de autossuficiência do Sul Global
Líder chinês reforça apoio à soberania do Brasil e propõe intensificar cooperação no Brics e em projetos estratégicos
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que está disposto a trabalhar lado a lado com o Brasil para “estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global”. A declaração foi feita na manhã desta terça-feira (12), horário de Pequim, durante conversa telefônica solicitada pelo governo brasileiro.
Segundo o relato oficial chinês, Xi destacou que “a China apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional” e na proteção de seus direitos e interesses legítimos, incentivando todos os países a se unirem contra o unilateralismo e o protecionismo.
A conversa também abordou temas estratégicos como o fortalecimento do Brics e novas oportunidades de negócios. Xi classificou o grupo como “plataforma-chave para construir consenso no Sul Global” e pediu união para defender as normas básicas que regem as relações internacionais e garantir a voz dos países em desenvolvimento.
O líder chinês ressaltou que as relações bilaterais vivem “o melhor momento da história”, com alinhamento entre projetos da Iniciativa Cinturão e Rota e o Novo PAC. Para ele, é hora de aproveitar oportunidades, ampliar a coordenação e gerar resultados mutuamente benéficos.
Entre as prioridades, Xi citou a Conferência da ONU sobre Mudança Climática, marcada para Belém, e a atuação conjunta no grupo Amigos da Paz, voltado à busca de soluções diplomáticas para a crise na Ucrânia.
Embora não tenha sido confirmado se temas como a escalada tarifária dos Estados Unidos contra países do Brics ou a pressão americana para que a China compre mais soja dos EUA tenham sido tratados, a ênfase do diálogo esteve na cooperação estratégica e na defesa de interesses comuns.
