Bahia
Governo e Ministério do Trabalho inauguram primeira unidade do “SineBahia Casa do Trabalhador” no país
O projeto tem como base a integração entre os serviços do MTE e da Setre.
O governo da Bahia, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), inaugurou nesta quinta-feira (10), no Terminal de Metrô de Pituaçu, em Salvador, a primeira unidade do país do novo modelo de atendimento integrado ao trabalhador: o SineBahia Casa do Trabalhador.
A estrutura é pioneira no Brasil por reunir, em um só espaço, serviços de intermediação de mão de obra, qualificação profissional, empreendedorismo e acesso a documentos e benefícios trabalhistas.
A cerimônia contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do governador Jerônimo Rodrigues; e do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos.
Com a nova unidade, a Central do SineBahia passa a operar sob o novo conceito de “Casa do Trabalhador”, ampliando sua capacidade de atendimento e os tipos de serviços oferecidos. O projeto tem como base a integração entre os serviços do MTE e da Setre, com o objetivo de facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo.
Entre as novidades, estão os totens de autoatendimento, que permitem aos usuários acessar serviços digitais, como inscrição em cursos e emissão de documentos. A unidade também abriga a Escola do Trabalhador 4.0, que oferece cursos online gratuitos voltados à tecnologia e produtividade, e o programa Bahia MEI, voltado ao apoio técnico e à qualificação de microempreendedores individuais.
O local oferece um laboratório de informática para acesso à cursos online e outros serviços Fonte: Yago Matheus/Ascom Setre
Segundo o secretário Augusto Vasconcelos, a expectativa é de que mais de 50 mil pessoas sejam qualificadas até o fim de 2025. “Essa unidade chega em um momento positivo, em que a Bahia lidera a geração de empregos no Nordeste, com mais de 20 mil vagas abertas apenas em fevereiro, segundo dados do Caged”, destacou.
Durante o evento, o ministro Luiz Marinho justificou a escolha da Bahia como estado-piloto da iniciativa. “
A Bahia é parceira histórica das políticas públicas de trabalho e emprego. Por isso, é justo que seja aqui a primeira Casa do Trabalhador do Brasil. Nossa meta é replicar esse modelo em todos os estados e grandes municípios do país”, afirmou.
O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância do equipamento para facilitar a inserção no mercado formal e o fortalecimento do empreendedorismo local.
“Estamos reunindo serviços que antes estavam dispersos e, com isso, promovendo mais dignidade para quem busca oportunidade. Essa é uma porta de entrada para um futuro mais promissor para milhares de baianos”, declarou.
Foto: https://www.ba.gov.br/
Serviços disponíveis na Casa do Trabalhador:
- Intermediação de mão de obra
- Habilitação ao seguro-desemprego
- Orientação profissional
- Qualificação profissional e social com certificação
- Totens de autoatendimento (novidade)
- Cursos da Escola do Trabalhador 4.0 (novidade)
- Programa Bahia MEI (novidade)
- Apoio a ações de empreendedorismo: plataformas como Contrate.BA e acesso ao CrediBahia
A Casa do Trabalhador será a primeira de outras unidades planejadas para ampliar o atendimento no estado, com previsão de expansão nos próximos anos.