Bahia
Jerônimo diz que saída da ViaBahia está “pacificada” e confia em resolução nos próximos meses
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou nesta quarta-feira (16) que a situação envolvendo a saída da concessionária ViaBahia das BRs 116 e 324 deve ser resolvida em breve. Segundo ele, apesar dos entraves burocráticos, especialmente o atraso na aprovação do orçamento de 2025, o tema avançou e está próximo de um desfecho.
“Acredito que as coisas estão pacificadas. Estive com os ministros Renan Filho [Transportes] e Rui Costa [Casa Civil], e ambos asseguraram que o processo será retomado agora com o orçamento aprovado. Estou muito seguro de que o governo federal vai cumprir o que foi pactuado”, afirmou o governador durante agenda pública.
A saída da ViaBahia das rodovias era prevista para 31 de março, mas acabou sendo adiada. A rescisão do contrato depende de uma indenização de R$ 892 milhões à concessionária, que alega ter investimentos a serem ressarcidos. Durante esse processo de transição, Jerônimo reforçou a importância de evitar a interrupção dos serviços nas estradas.
“Conversei com o ministro Antônio Anastasia, do TCU, que é o relator do processo. Pedi que os serviços não sejam suspensos durante a transição. Imagine se a ViaBahia sai de forma abrupta, quem arcaria com os custos e a operação imediata? O governo federal precisa preparar o novo projeto de concessão para que possamos ter uma nova empresa em operação até o início ou meados do ano que vem”, destacou.
Na última terça-feira (15), o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, que havia sido convocado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para prestar esclarecimentos, não compareceu à audiência. Apesar disso, o governador sinalizou confiança no andamento do processo.
Nos próximos dias, uma comitiva de deputados estaduais baianos deve ir a Brasília para acompanhar de perto as negociações e reforçar a urgência da definição do novo modelo de gestão das rodovias.