Política
Federação: Jerônimo prevê apoio de 6 deputados do PP
Governador afirma que seis parlamentares estaduais podem buscar novas legendas para seguir na base, após anúncio da federação nacional entre PP e União Brasil.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta sexta-feira (25) que seis deputados estaduais do Progressistas (PP) poderão migrar para siglas da base governista, caso se confirme a federação nacional entre o PP e o União Brasil. A declaração foi dada durante entrevista à rádio Princesa FM, no programa “Bom Dia, Feira”.
“Se confirmar a relação entre União Brasil e PP, qual é a combinação aqui na Bahia? É que os seis deputados estaduais do PP me acompanhem”, afirmou o governador. Jerônimo sinalizou que o entendimento com os parlamentares é para que busquem legendas que permitam sua permanência na base de apoio ao governo estadual. “Eles vão ter que combinar quais partidos irão para que continuem na minha base. Tenho o maior interesse em acertar isso”, completou.
Além dos parlamentares estaduais, o governador também citou dois deputados federais baianos do PP: Mário Negromonte Júnior, atual vice-líder do governo Lula na Câmara, e Cláudio Cajado.
“Já registrei meu interesse em manter essa relação. A decisão é deles, mas quero caminhar junto”, declarou Jerônimo.
Apesar das movimentações nos bastidores, o governador afirmou que tem evitado interferências diretas no processo de federação entre os partidos a nível nacional. “Não posso atrapalhar, não é o meu partido. Mas já tenho o aceno de interesse, tanto dos seis deputados estaduais quanto dos federais, de seguir comigo”, concluiu.
A declaração acontece em meio aos desdobramentos da superfederação União Progressista, que deve unir nacionalmente o União Brasil e o PP, o que poderá impactar diretamente a configuração política nos estados, especialmente na Bahia, onde os dois partidos têm presença significativa.