Política
Lula fala em reconstruir ‘parceria estratégica’ com a Rússia e recebe elogios de Putin
Lula fala em reconstruir ‘parceria estratégica’ com a Rússia e recebe elogios de Putin
Enviado especial a Moscou – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a Vladimir Putin que deseja reconstruir a parceria estratégica com Moscou meio à política tarifária de Donald Trump, criticada pelo petista. Em conversa nesta sexta-feira, 9, Lula foi elogiado por Putin, que exaltou as relações entre Brasil e Rússia.
Lula sugeriu estreitar colaboração em Defesa, Espacial, Ciência e Tecnologia, Educação e Energia. Segundo o presidente, o interesse do Brasil é estabelecer uma parceria em pequenas usinas nucleares e “conhecer a tecnologia russa”. O brasileiro sinalizou interesse em criar uma colaboração bilateral no setor.
Durante a conversa, Lula queixou-se com o presidente russo Vladimir Putin sobre a política tarifária imposta pelo americano Donald Trump.
Lula disse que o mundo vive um momento conturbado e que as expectativas para o fortalecimento das Nações Unidas e do livre comércio após a 2ª Guerra, que deveriam garantir a tranquilidade, não se concretizaram.
“As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos com taxação de comércio com todos os países do mundo de forma unilateral jogam por terra a grande ideia do livre comércio, do fortalecimento do multilateralismo e muitas vezes o respeito à soberania dos países que nós temos que ter”, disse Lula.
O presidente levou a Moscou os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.
Lula também disse que estava acompanhado do “velho amigo” de Putin Celso Amorim, ex-chanceler e hoje seu assessor especial, e do empresário Fernando Queiroz, CEO da Minerva. Segundo Lula, o executivo pediu para viajar com ele à Rússia por ser o maior exportador de carne bovina para o país.
A carne bovina e o café não torrado estão entre os principais produtos da pauta exportadora brasileira, assim como a soja. O fluxo de comércio é de US$ 12,4 bilhões, mas o Brasil possui saldo negativo de US$ 9,5 bilhões.
Elogios de Putin
Putin, por sua vez, destacou que o comércio entre os países vem se desenvolvendo e que é um dos principais na América Latina e no Caribe. Ele também destacou a cooperação internacional estreita no Brics, G-20 e ONU.
“A Rússia continua sendo o maior exportador de produtos derivados de petróleo e fertilizantes minerais para o mercado brasileiro, e o Brasil mantém sua posição de liderança nas importações russas de produtos alimentícios”, afirmou Putin.
Putin disse que as conversas com Lula ocorrem em ambiente amigável e profissional e que os contatos pessoais entre eles fortaleceram relações entre Brasil e Rússia.
“Gostaria de destacar que nossas relações estão se desenvolvendo progressivamente e contatos de alto nível são mantidos constantemente. Você sempre encontra uma oportunidade de receber pessoalmente representantes russos quando eles vêm ao Brasil em visitas de trabalho”, destacou o russo.