Política
Motta cede à pressão e promete pautar anistia e fim do foro privilegiado
Após ocupação da Mesa Diretora por parlamentares da oposição, presidente da Câmara se compromete a colocar propostas em votação e sessão é retomada com tensão no plenário
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comprometeu-se a pautar a PEC do fim do foro privilegiado e o projeto de anistia aos presos e investigados do 8 de Janeiro. O acordo foi firmado na noite desta quarta-feira (6), após mais de 24 horas de tensão e paralisação no plenário da Casa.
A crise teve início na terça-feira (5), quando parlamentares da oposição, especialmente do PL, ocuparam a Mesa Diretora da Câmara em protesto. Os deputados afirmaram que só deixariam o local caso as duas pautas — amplamente defendidas pelos oposicionistas — fossem oficialmente incluídas na agenda de votações.
Hugo Motta, que havia convocado sessão para as 20h30, só conseguiu assumir a presidência às 22h21, após intensas negociações. Mesmo com o início dos trabalhos, a cena no plenário permaneceu incomum: oposicionistas seguiram posicionados atrás do presidente, em pé, como forma de pressionar e demonstrar resistência.
De acordo com o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o compromisso foi firmado diretamente com Motta. “Ele se comprometeu com a oposição a pautar tanto a PEC do fim do foro quanto o projeto da anistia. Isso é uma vitória para quem defende justiça e liberdade no país”, declarou o parlamentar.
A sinalização da presidência da Casa reduziu temporariamente os ânimos, e os deputados de oposição liberaram o andamento dos trabalhos legislativos. No entanto, o ambiente político segue em alerta diante da expectativa da votação efetiva das propostas.
As duas matérias — especialmente o projeto de anistia — são vistas como de alto impacto político e jurídico, e dividem opiniões no Congresso e na sociedade. Já a PEC do fim do foro privilegiado, uma demanda antiga de diversos setores, enfrenta resistência por parte de setores da base governista.
