Brasil
Enem 2025: Inscrições começam dia 26 e prova volta a valer para diploma
Maior vestibular do Brasil terá provas em novembro e retorna como certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos
As inscrições para o Enem 2025 começam na próxima segunda-feira, 26 de maio, e prometem movimentar milhões de estudantes de todo o país. Além de ser porta de entrada para vagas em universidades públicas, bolsas de estudo em instituições privadas e acesso a universidades no exterior, a edição deste ano traz uma novidade importante: o exame volta a valer para a obtenção do diploma do Ensino Médio para os candidatos maiores de 18 anos que ainda não tenham concluído essa etapa.
O Ministério da Educação (MEC) publicou, na sexta-feira (23), o edital com as principais mudanças do Enem 2025. Segundo o órgão, a retomada da prova como instrumento para certificação escolar busca valorizar o exame como política educacional e reforçar seu papel na avaliação da conclusão da educação básica.
Até 6 de junho, os interessados podem realizar a inscrição pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro, com exceção dos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Outra novidade importante do edital é a pré-inscrição automática para alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública, que poderão apenas confirmar seus dados e escolher a língua estrangeira da prova na Página do Participante. “Pela primeira vez, os alunos concluintes de escola pública estarão com inscrição pré-preenchida no sistema, uma forma de simplificar o processo e estimular a participação”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Como obter o certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Enem 2025?
Para utilizar o resultado do Enem na certificação, o participante deverá, no ato da inscrição, indicar essa intenção e cumprir os seguintes requisitos:
- Ter 18 anos ou mais na data da primeira prova;
- Obter pontuação igual ou superior a 450 pontos em cada área do conhecimento;
- Alcançar pelo menos 500 pontos na redação.
Após a divulgação dos resultados, os candidatos interessados devem se dirigir a uma unidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou instituições estaduais parceiras para solicitar a emissão do certificado, apresentando a documentação exigida.
A prova volta a ser uma opção importante para jovens e adultos que buscam concluir o Ensino Médio, ao lado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), oferecendo mais oportunidades para a certificação escolar.