Bahia
Piseiro, forró e emoção marcam o São João em Salvador
Com shows de Zé Vaqueiro, Manu Bahtidão, Alceu Valença e Dorgival Dantas, o São João da Bahia lota espaços públicos em Salvador e consagra o sucesso da festa promovida pelo Governo do Estado.
O São João da Bahia seguiu em ritmo intenso nesta segunda-feira (23), com apresentações inesquecíveis no Parque de Exposições, em Paripe e no Largo do Pelourinho, em Salvador. A programação gratuita reuniu grandes nomes da música nordestina como Zé Vaqueiro, Manu Bahtidão, Alceu Valença e Dorgival Dantas, que arrastaram multidões com muito forró, piseiro, romantismo e tradição.
No Parque de Exposições, o destaque da noite foi o show vibrante de Zé Vaqueiro, que desceu do palco e dançou com o público, criando um momento especial de conexão. No repertório, sucessos consagrados e o novo hit “Que Pancada de Mulher”, parceria com Xand Avião. “O show hoje tem muita alegria, muita energia! Vai ter forró do começo ao fim”, prometeu o cantor antes da apresentação.
Dorgival Dantas, conhecido como “o poeta do forró”, abriu a noite com clássicos como “Destá” e “Coração”, emocionando o público com sua interpretação marcante e carisma. “Som bom, palco bom, pessoas ali para ajudar. Tudo só melhorou e eu só tenho a agradecer”, afirmou o cantor potiguar.
No Subúrbio Ferroviário, em Paripe, a estrela foi Manu Bahtidão, que declarou sua paixão pela Bahia: “Eu tenho swing baiano! Em outra vida eu era daqui”, disse a artista, arrancando aplausos do público. Com hits que misturam piseiro, brega funk e forró das antigas, Manu ainda convidou fãs ao palco para dançar e beber junto com ela, em um show marcado pela descontração e energia contagiante.
Enquanto isso, o Largo do Pelourinho ficou pequeno para a multidão que aguardava Alceu Valença. O pernambucano emocionou os fãs com seu galope forrozeiro, destacando a importância de levar cultura com acesso gratuito ao povo: “É muito bom ver as pessoas se divertindo com uma boa estrutura. Isso é o São João”.
A festa também é reflexo do forte investimento do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), que viabiliza infraestrutura, segurança e uma programação plural em mais de 300 municípios.
Além de democratizar o acesso à cultura, o São João da Bahia movimenta a economia, fortalece o turismo e valoriza a identidade nordestina com shows de grandes artistas e apoio à produção local.
