Política
PF deflagra Operação Overclean contra família de deputado baiano
Ação conjunta da Polícia Federal, CGU e Receita investiga esquema de fraudes e desvio de emendas envolvendo familiares do deputado Elmar Nascimento, do União Brasil
A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, deflagrou nesta quinta-feira (17) a quinta fase da Operação Overclean, que investiga um esquema de desvio de verbas públicas por meio de emendas parlamentares direcionadas à Codevasf. O foco da ação recaiu sobre a família do deputado baiano Elmar Nascimento (União Brasil-BA), com base em contratos firmados em 2022, com a cidade de Campo Formoso, reduto eleitoral do parlamentar.
Foram alvos da operação o irmão de Elmar, Elmo Nascimento (prefeito de Campo Formoso), seu primo Francisco Nascimento (vereador) e Marcelo Moreira, ex-presidente da Codevasf, que foi indicado ao cargo pelo próprio deputado. Embora envolvido politicamente, Elmar Nascimento não foi alvo direto das buscas.
Segundo os investigadores, o objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa acusada de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Petrolina, Mata de São João e também em Brasília.
A operação foi autorizada pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou o afastamento cautelar de um servidor público e o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas.
“O bloqueio tem como finalidade interromper a circulação de valores de origem ilícita e garantir recursos para futura reparação ao erário”, afirmou a PF em nota conjunta com a CGU.
Os órgãos de controle apontam que o grupo investigado manipulava processos licitatórios para desviar recursos destinados ao município, mediante pagamento de propinas e ações de obstrução das investigações.
Os crimes apurados incluem:
- Organização criminosa
- Obstrução à justiça
- Corrupção ativa e passiva
- Peculato
- Fraude em licitações
- Lavagem de dinheiro
Na primeira fase da Operação Overclean, Francisco Nascimento chegou a ser preso, acusado de ser peça-chave no esquema. À época, jogou dinheiro pela janela ao ser surpreendido pela polícia. Ele também ocupava o cargo de secretário-executivo da prefeitura comandada pelo irmão.
A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) é vista como uma das estruturas mais estratégicas do governo federal por ser um canal facilitador para a execução de emendas parlamentares. Tradicionalmente, a estatal é cobiçada por políticos nordestinos e passou a atuar, além da sua função histórica de irrigação, na execução de obras de pavimentação e distribuição de equipamentos e veículos para bases eleitorais.
