Bahia
Deputado Binho Galinha é alvo de operação da PF na Bahia
Mandado de prisão preventiva foi expedido contra o parlamentar, acusado de liderar organização criminosa em Feira de Santana e Salvador
O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), é alvo da Operação Estado Anômico, deflagrada nesta quarta-feira (1º) na Bahia. Contra o parlamentar foi expedido um mandado de prisão preventiva, mas até o momento ele não foi localizado.
A investigação aponta que Binho Galinha seria o líder de uma organização criminosa com atuação em Feira de Santana, Salvador e São Gonçalo dos Campos, especializada em lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico.
Além do deputado, outras nove pessoas são investigadas. Entre os detidos estão a esposa do parlamentar, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, que já haviam sido presos em 2023 e soltos em abril de 2024.
Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), mesmo sob medidas cautelares, o deputado continuava liderando o esquema criminoso, utilizando empresas de fachada e “laranjas” para movimentar recursos ilícitos.
A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados e a suspensão das atividades de uma empresa usada para lavagem de dinheiro. A ação contou com a participação de 100 policiais federais, auditores fiscais e analistas da Receita Federal, que cumpriram mandados de prisão e busca em residências e empresas ligadas ao grupo.
A operação é um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023, que já havia denunciado 15 pessoas, incluindo o parlamentar e familiares.
Segundo a Polícia Federal, se condenados, os envolvidos podem enfrentar penas que ultrapassam 50 anos de prisão. As apurações seguem para identificar outros possíveis integrantes da quadrilha e ampliar o cerco contra o esquema.
