Política

O mundo dá voltas: Jerônimo e Zé Ronaldo juntos

Governador e prefeito ensaiam aproximação e posam juntos para fotos.

Published

on

Instagram: Jerônimo Rodrigues

O clima de polarização política parece ter dado lugar ao pragmatismo administrativo em Feira de Santana. Nesta quinta-feira (1º), durante a abertura oficial da Micareta de Feira 2025, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), surpreendeu ao demonstrar proximidade com o prefeito da cidade, José Ronaldo (União Brasil), historicamente ligado à oposição estadual. Juntos no palanque e com discursos conciliatórios, os dois deixaram claro que o foco está acima das disputas eleitorais: o bem-estar da população.

Questionado pela imprensa sobre a relação com o gestor municipal, Jerônimo foi direto:

“Tenho uma expectativa muito grande que essa relação com o prefeito Zé Ronaldo possa se estender para outras áreas, como saúde, estradas, educação, segurança pública… Se ele quiser caminhar comigo, não vejo dificuldade”, afirmou.

Durante sua agenda em Feira de Santana, o governador reforçou o compromisso do Governo do Estado com o município, anunciando investimentos de cerca de R$ 40 milhões no Hospital Clériston Andrade, além do sonho de viabilizar, junto à gestão local, a construção de um hospital municipal, uma nova CEASA e uma rodoviária mais moderna.

Instagram: Jerônimo Rodrigues

A atuação conjunta dos dois governos já vem ocorrendo, segundo Jerônimo, mesmo após a derrota de seu aliado Zé Neto nas eleições de 2024.

“Quem sentou na cadeira foi Zé Ronaldo, e já me encontrei com ele várias vezes para tratar de benefícios para o município”, disse o governador.

Jerônimo também destacou que a relação com José Ronaldo tem sido institucional e marcada pelo respeito mútuo. “A secretária de Saúde dialoga com o de Saúde, Educação com Educação, Cultura com Cultura. O que eu quero é ver Feira melhor. Não estamos falando de eleições, estamos falando de ações e investimentos”, pontuou.

Rita Adriana, Jerônimo Rodrigues, José Ronaldo, Silva Neto e Silvaney Araujo (da esquerda para direita), na Micareta de Feira de Santana, / Foto: instagram @silvaneto.bahia

Apesar disso, o governador não descartou possíveis alinhamentos futuros:

“Não sentei nenhum momento para discutir política com Zé Ronaldo. Mas não nego: se ele dialogar com os parceiros dele em Feira e quiser caminhar junto comigo, eu não vejo dificuldades.”

A aproximação ocorre em um momento em que aliados históricos do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, têm se distanciado politicamente do líder do União Brasil. O próprio ministro da Casa Civil, Rui Costa, comentou recentemente sobre a debandada de prefeitos do interior que antes orbitavam em torno de Neto.

“A ficha caiu para todo mundo… Ali é igual a Mandacaru: não dá sombra, nem encosto”, declarou Rui.

Na Micareta, o governador também destacou os esforços para garantir a segurança do evento, com mais de nove mil policiais mobilizados, e ressaltou que a festa é um símbolo da cultura e identidade baiana.

Instagram: Jerônimo Rodrigues

Redação Saiba+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile