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16 montadoras recebem isenção para importar veículos desmontados ao Brasil

Governo federal autorizou cotas de importação com alíquota zero para elétricos, híbridos e híbridos plug-in em formato CKD e SKD

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Modelo de cota surgiu após pleito da BYD, que pediu redução de imposto para importar kits de montagem Foto: BYD/Divulgação

O governo federal anunciou que 16 montadoras foram habilitadas a importar veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in desmontados com isenção de imposto de importação. A medida, válida por seis meses — até o fim de janeiro de 2026 — foi oficializada pela Portaria Secex nº 420/2025 e divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

As fabricantes contempladas são: Audi, BMW, BYD, Caoa Chery, GAC, GWM, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Kia, Mercedes-Benz, Omoda & Jaecoo, Porsche, Renault, Toyota e Volvo.

Das 16, apenas nove têm operação industrial no Brasil ou previsão de inauguração em breve: Audi, BMW, BYD, Caoa Chery, GWM, Honda, Hyundai, Renault e Toyota. Algumas, como Mercedes-Benz e Volvo, não devem utilizar a cota, já que atuam apenas com importação. Outras, como a GAC, ainda não teriam condições de montar veículos localmente no prazo de seis meses.

Em síntese, o governo autorizou uma cota de importação equivalente a US$ 463 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões) em kits de veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in nos formatos completamente desmontado (CKD) ou semi-desmontado (SKD), com alíquota zero de imposto.

A medida faz parte da estratégia para estimular a transição da frota nacional para veículos mais sustentáveis, além de dar fôlego às montadoras no processo de eletrificação do setor automotivo brasileiro.

Redação Saiba+

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