conecte-se conosco

Brasil

Legendários: o retiro cristão masculino que viralizou e atrai famosos

Postado

em

Brasil é o país com o maior número de homens que completaram o desafio (Foto: Divulgação Legendários Brasil)

Um grupo com pegada cristã, visual misterioso e propósito de “ressignificar” o papel masculino. Esse é o Legendários, um movimento que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e viralizou nas redes sociais neste fim de semana após o influenciador Eliezer, ex-BBB e marido da também influenciadora Viih Tube, participar de um dos retiros.

Criado na Guatemala em 2015 e presente hoje em 18 países, o Legendários chegou ao Brasil dois anos depois e tem se espalhado rapidamente. Só em 2025, estão previstos 325 encontros, sendo mais da metade realizados em território brasileiro.

Com uma proposta voltada exclusivamente para homens, o movimento promove retiros intensos, geralmente realizados em meio à natureza. A ideia é proporcionar uma espécie de “renascimento” para os participantes, por meio de desafios físicos, pregações religiosas e dinâmicas de autoconhecimento.

Um retiro misterioso (e sem celular)

Quem participa do Legendários precisa seguir à risca uma lista de exigências: deixar o celular de lado, entregar documentos na chegada, levar barraca, lanterna e uma Bíblia. O isolamento é parte da proposta. Durante os dias de imersão, os homens ficam desconectados do mundo externo, em experiências que acontecem longe da civilização, muitas vezes sem sequer saberem a programação completa.

O que acontece lá dentro não pode ser divulgado. Participantes são orientados a manter sigilo sobre as atividades, o que tem rendido ao grupo apelidos como “sociedade secreta cristã” nas redes. Até o mascote do movimento, uma batata vestida com uniforme laranja e boné, tem significado mantido em segredo.

Quem já participou?

Apesar da aura misteriosa, nomes conhecidos já passaram pelo Legendários. Além de Eliezer, estão na lista o coach Pablo Marçal, o youtuber Gustavo Tubarão, o investidor Thiago Nigro (Primo Rico), o pai do jogador Neymar e o empresário Kaká Diniz, marido da cantora Simone Mendes.

@sarahcamposc

ela: slk n compensa mais 🤡 @Circo dos Sonhos Marcos Frota #viralvideo #circo #humor

♬ som original – Sarah Campos

O perfil oficial do movimento no Brasil soma mais de 430 mil seguidores. Já o conjunto de perfis locais associados à iniciativa ultrapassa 1,4 milhão de seguidores. Destaque para páginas de cidades como Dourados (MS), Curitiba (PR) e Goiânia (GO).

O que eles pregam?

Segundo Ricardo Bernardes, diretor do Legendários Brasil, a ideia central do retiro é “resgatar o papel do homem como protetor, provedor e promotor do bem-estar de sua família e comunidade”.

O movimento, embora seja liderado por evangélicos, diz não ter vínculo direto com nenhuma igreja. Mesmo assim, os retiros costumam começar e terminar em templos evangélicos. Qualquer homem pode participar, independentemente de idade ou religião, desde que esteja disposto a pagar entre R$ 1.400 e R$ 1.800 pela inscrição.

Críticas e polêmicas

O crescimento do movimento também trouxe polêmicas. Muitos internautas questionam a falta de transparência sobre as práticas e apontam contradições, como o fato de alguns participantes procurarem o retiro após traições conjugais, em busca de “reconstrução da imagem” familiar.

isabellaviegas6 / Isabella Viegas

Em janeiro, uma tragédia acendeu o alerta: o participante Fábio Cherini, de 45 anos, morreu durante uma trilha de 72 horas num evento do grupo no Mato Grosso do Sul. Ele teve um mal súbito e a morte só foi noticiada após o retorno da equipe à cidade de origem.

Mesmo com as críticas, o Brasil é hoje o segundo país com mais participantes do Legendários, ficando atrás apenas da Guatemala, onde tudo começou.

O movimento segue crescendo, e atraindo mais atenção. Se por um lado desperta curiosidade e engajamento, por outro levanta debates importantes sobre masculinidade, fé e os limites entre espiritualidade, marketing e transformação pessoal.

Redação Saiba+

Continue lendo
envie seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Na UTI, Bolsonaro contesta processo do STF sobre 8/1

Postado

em

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lendo no hospital onde está internado na UTI, após cirurgia. - Reprodução/X

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu uma entrevista exclusiva ao SBT Brasil na noite desta segunda-feira (21), diretamente da UTI do hospital em Brasília, onde está internado desde o dia 11 de abril por complicações intestinais decorrentes da facada sofrida em 2018.

Na conversa, Bolsonaro voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF), que o tornou réu por tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.

“Estou enfrentando julgamento político e não técnico”, afirmou. Segundo ele, a entrevista foi concedida para “não deixar criar corpo certas narrativas”.

O ex-presidente negou envolvimento nos atos golpistas, afirmando que estava fora do Brasil na data e argumentando que não houve liderança, armas nem estrutura para caracterizar uma tentativa real de golpe.

“É brincadeira… golpe de Estado sem tropas, sem armas, num domingo, e sem presidente para destituí-lo no momento”, ironizou.

Também questionou a acusação de organização criminosa armada: “Pergunte se alguma arma branca ou de fogo foi apreendida no 8 de janeiro?”

Bolsonaro foi hospitalizado após passar mal durante um evento no Rio Grande do Norte. Após ser transferido para Brasília, passou por uma cirurgia de 12 horas e permanece em jejum oral, com alimentação intravenosa e sem previsão de alta. O último boletim médico, divulgado no domingo (20), manteve as recomendações de fisioterapia e restrição de visitas.

A decisão do STF de aceitá-lo como réu, tomada em março, abriu caminho para o julgamento de mérito da denúncia ainda este ano. A expectativa é concluir o processo antes das eleições presidenciais de 2026.

Redação Saiba+

Continue lendo

Brasil

Lula exalta legado do Papa e decreta 7 dias de luto

Postado

em

Puglia, Itália – 14 de junho de 2024. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de um encontro com Sua Santidade, o Papa Francisco, no Hotel Borgo Egnazia, em Puglia. A primeira-dama Janja da Silva também esteve presente. Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do Papa Francisco, ocorrida na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. Em nota oficial, o governo brasileiro homenageou o pontífice, destacando sua trajetória como uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

“Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, afirmou Lula no comunicado.

Na nota, o presidente exaltou a simplicidade, coragem e empatia do Papa, e destacou o papel de Francisco como liderança global na defesa dos pobres, dos refugiados, do meio ambiente e da justiça social.

“Ele trouxe ao Vaticano os temas urgentes do nosso tempo: as mudanças climáticas, a desigualdade econômica e os efeitos da indiferença”, pontuou.

Lula também relembrou os encontros que teve com o pontífice, ao lado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. “Fomos recebidos com muito carinho. Compartilhamos nossos ideais de paz, igualdade e justiça.”

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, ocupou o posto mais alto da Igreja Católica por 12 anos e foi o primeiro papa latino-americano da história. De origem argentina e inspirado nos valores de São Francisco de Assis, ele se notabilizou por um papado voltado às causas sociais, à inclusão e à denúncia das desigualdades.

“O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, conclui a nota do governo federal.

Redação Saiba+

Continue lendo

Brasil

Especial Tiradentes: Verdades, Mitos e Curiosidades

Postado

em

Tiradentes ante o Carrasco. Obra de Rafael Falco. 1951.  Foto: Reprodução/Obra de Rafael Falco

No feriado de 21 de abril, o Brasil celebra a memória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira e um dos primeiros símbolos da luta pela independência do país. Mas quem foi, de fato, esse personagem histórico que se tornou herói nacional? O que é fato e o que foi construído como mito?

Visual icônico: barba e cabelos longos?
A imagem mais conhecida de Tiradentes, com cabelos longos e barba cheia, surgiu bem depois de sua morte. A primeira pintura oficial data de 1890, durante os primeiros anos da República, quando o novo regime buscava símbolos populares para legitimar seu rompimento com o Império. Inspirado na iconografia de Jesus Cristo, o retrato ajudou a consolidar uma imagem quase messiânica do inconfidente.

Na realidade, como alferes, uma patente militar equivalente hoje a segundo-tenente, Tiradentes não poderia usar barba nem cabelo comprido. Além disso, passou quase três anos preso antes da execução, em um regime onde prisioneiros eram mantidos com cabelo raspado para evitar piolhos. Ele foi enforcado careca e sem barba.

Tiradentes teve filhos?
Embora nunca tenha se casado, Tiradentes teve dois filhos: João, com Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, fruto de seu relacionamento com Antônia Maria do Espírito Santo, uma viúva da época.

Quem operou a forca?
O responsável por acionar a forca que executou Tiradentes foi Jerônimo Capitânia, outro condenado à morte. Em troca da comutação de sua pena para prisão perpétua, ele aceitou a função.

E os instrumentos de dentista?
Pouco após sua morte, os equipamentos odontológicos de Tiradentes, que também atuava como dentista, foram leiloados. Em 4 de julho de 1792, a bolsa com seus instrumentos foi arrematada por Francisco Xavier da Silveira por 800 réis.

Filme “Joaquim”, sobre Tiradentes, disputou o Festival de Berlim em 2017. Foto: Imovision

Um símbolo republicano
Tiradentes passou a ser oficialmente reconhecido como herói nacional após a Proclamação da República, em 1889. Até 2023, ele era o único brasileiro com um feriado nacional em sua homenagem. A partir do ano passado, a data de morte de Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, também se tornou feriado em todo o país.

Redação Saiba+

Continue lendo

Mais Lidas da Semana