Política
PT pressiona por PEC que reduz jornada 6×1
Liderança do partido articula avanço da proposta na CCJ da Câmara; ministro Luiz Marinho defende fim da escala 6×1 e redução para 40 horas semanais.

Após o sinal verde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pronunciamento nacional, o Partido dos Trabalhadores (PT) iniciou uma ofensiva na Câmara dos Deputados para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho e põe fim à escala 6 por 1. A proposta, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), busca diminuir a carga semanal de 44 para 40 horas e passa a ser uma das prioridades da legenda no Congresso.
O primeiro movimento será do líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), que vai se reunir com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Paulo Azi (União-BA), para tentar incluir a matéria na pauta da comissão, etapa inicial da tramitação legislativa. Segundo Lindbergh, a fala de Lula durante o Dia do Trabalho “deu grande fôlego” para que a pauta avance na Casa.
Além da redução da jornada, o PT também foca na ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda e na chamada “PEC da Segurança”. Internamente, a sigla avalia que a defesa do fim da escala 6×1 pode ajudar Lula a recuperar popularidade junto ao eleitorado mais afetado pela rotina exaustiva de trabalho.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, foi enfático durante ato do 1º de Maio em São Paulo: “É preciso conduzir a economia ao fim dos juros, pressionar por aumento de salários e pela redução da jornada de trabalho”, disse, destacando ainda o consignado CLT como alternativa de crédito acessível aos trabalhadores. Segundo ele, mais de R$ 10 bilhões já foram liberados por meio dessa linha.
Marinho também cobrou mobilização das centrais sindicais e da sociedade para pressionar o Congresso. Ele defendeu que convenções coletivas incluam cláusulas obrigando igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função.
“É preciso olhar o trabalhador como alguém que também consome. Salário é renda, é mercado”, afirmou.
No mesmo evento, o ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) reforçou o compromisso do governo com a pauta trabalhista, mencionando medidas como o reajuste do salário mínimo acima da inflação e a lei da igualdade salarial, já sancionadas por Lula.
Nos bastidores do governo e do Congresso, há sinais de apoio à mudança até entre setores de centro-direita. A ideia com mais aceitação é implementar a redução gradual da jornada semanal, diminuindo inicialmente de 44 para 40 horas, sem fim abrupto da escala 6×1.
O próprio Lula, em sua mensagem aos trabalhadores, reforçou a necessidade de diálogo entre centrais sindicais, setor produtivo e o Congresso.
“Esse debate precisa ser feito com todos os setores da sociedade. A escala 6×1 é cruel, principalmente com as mulheres trabalhadoras”, declarou.
A proposta, por se tratar de uma emenda constitucional, exige um quórum qualificado: três quintos dos votos em duas rodadas de votação tanto na Câmara quanto no Senado. O governo aposta na mobilização popular e sindical para ampliar o apoio à medida.
Marinho finalizou sua participação com um apelo direto:
“Essa mudança pode ser positiva não apenas para os trabalhadores, mas também para as empresas, ao elevar a motivação e a qualidade de vida de quem produz a riqueza do país.”
Política
Micareta de Feira: Capitão Alden acompanha demandas da tropa

A tradicional Micareta de Feira de Santana, considerada o maior Carnaval fora de época do Brasil, teve início nesta quinta-feira (1º) e segue até o próximo domingo (4), reunindo grandes atrações e milhares de foliões.
O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) esteve no circuito oficial do evento para acompanhar as condições de trabalho dos agentes de Segurança Pública e checar possíveis demandas demandas estruturais e operacionais.
Com um histórico de atuação voltada à valorização das forças de segurança, Alden já havia adotado a mesma postura durante o Carnaval de Salvador, quando esteve presente nos postos de policiamento para verificar as necessidades dos servidores.
Durante a visita à Micareta, o deputado conversou com policiais militares, civis, bombeiros e outros profissionais que compõem a linha de frente da proteção dos foliões. De acordo com o parlamentar, a Micareta de Feira de Santana é o primeiro e maior Carnaval fora de época do Brasil e desde 1937 vem com a tradição na cidade. O político reforça que para além da diversão dos foliões, os operadores da Segurança Pública necessitam da devida atenção, pois sem eles não existe festa.
“A Micareta de Feira é algo muito marcante da cidade! E temos que lembrar dos profissionais da Segurança Pública que atuam para que tudo isso possa ocorrer da melhor forma possível”, pontuou Alden.
Política
O mundo dá voltas: Jerônimo e Zé Ronaldo juntos
Governador e prefeito ensaiam aproximação e posam juntos para fotos.

O clima de polarização política parece ter dado lugar ao pragmatismo administrativo em Feira de Santana. Nesta quinta-feira (1º), durante a abertura oficial da Micareta de Feira 2025, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), surpreendeu ao demonstrar proximidade com o prefeito da cidade, José Ronaldo (União Brasil), historicamente ligado à oposição estadual. Juntos no palanque e com discursos conciliatórios, os dois deixaram claro que o foco está acima das disputas eleitorais: o bem-estar da população.
Questionado pela imprensa sobre a relação com o gestor municipal, Jerônimo foi direto:
“Tenho uma expectativa muito grande que essa relação com o prefeito Zé Ronaldo possa se estender para outras áreas, como saúde, estradas, educação, segurança pública… Se ele quiser caminhar comigo, não vejo dificuldade”, afirmou.
Durante sua agenda em Feira de Santana, o governador reforçou o compromisso do Governo do Estado com o município, anunciando investimentos de cerca de R$ 40 milhões no Hospital Clériston Andrade, além do sonho de viabilizar, junto à gestão local, a construção de um hospital municipal, uma nova CEASA e uma rodoviária mais moderna.

Instagram: Jerônimo Rodrigues
A atuação conjunta dos dois governos já vem ocorrendo, segundo Jerônimo, mesmo após a derrota de seu aliado Zé Neto nas eleições de 2024.
“Quem sentou na cadeira foi Zé Ronaldo, e já me encontrei com ele várias vezes para tratar de benefícios para o município”, disse o governador.
Jerônimo também destacou que a relação com José Ronaldo tem sido institucional e marcada pelo respeito mútuo. “A secretária de Saúde dialoga com o de Saúde, Educação com Educação, Cultura com Cultura. O que eu quero é ver Feira melhor. Não estamos falando de eleições, estamos falando de ações e investimentos”, pontuou.

Rita Adriana, Jerônimo Rodrigues, José Ronaldo, Silva Neto e Silvaney Araujo (da esquerda para direita), na Micareta de Feira de Santana, / Foto: instagram @silvaneto.bahia
Apesar disso, o governador não descartou possíveis alinhamentos futuros:
“Não sentei nenhum momento para discutir política com Zé Ronaldo. Mas não nego: se ele dialogar com os parceiros dele em Feira e quiser caminhar junto comigo, eu não vejo dificuldades.”
A aproximação ocorre em um momento em que aliados históricos do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, têm se distanciado politicamente do líder do União Brasil. O próprio ministro da Casa Civil, Rui Costa, comentou recentemente sobre a debandada de prefeitos do interior que antes orbitavam em torno de Neto.
“A ficha caiu para todo mundo… Ali é igual a Mandacaru: não dá sombra, nem encosto”, declarou Rui.
Na Micareta, o governador também destacou os esforços para garantir a segurança do evento, com mais de nove mil policiais mobilizados, e ressaltou que a festa é um símbolo da cultura e identidade baiana.

Instagram: Jerônimo Rodrigues
Política
Nenhum deputado do PT assinou a CPI do INSS
Requerimento para apurar possíveis fraudes no INSS já conta com 185 assinaturas, mas não teve adesão de nenhum parlamentar do Partido dos Trabalhadores. Veja lista.

A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganhou força na Câmara dos Deputados, mas chamou atenção pela ausência total de apoio de parlamentares do PT. O requerimento apresentado pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) já contabiliza 185 assinaturas, superando as 171 necessárias para a instalação da CPI.
A comissão tem como objetivo investigar irregularidades em pagamentos de benefícios, possíveis esquemas com empresas terceirizadas e o uso indevido de recursos públicos no INSS. ausência petista gerou críticas por parte da oposição, que acusa o partido de se omitir diante de um tema que envolve transparência e combate à corrupção.
“É incompreensível que quem tanto fala em defender o povo se recuse a investigar fraudes que afetam justamente os mais vulneráveis”, afirmou o deputado Chrisóstomo.

Deputado Chrisóstomo / Foto: camara.leg.br
A CPI ainda depende da decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para ser oficialmente instalada. A lista dos signatários conta com nomes de destaque da oposição e parlamentares ligados ao campo conservador, como Bia Kicis (PL-DF), Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), Carla Zambelli (PL-SP) e o baiano Capitão Alden (PL/BA).
Veja quem assinou o pedido de CPI na Câmara:
Coronel Chrisóstomo – PL/RO
Bibo Nunes – PL/RS
Zé Trovão – PL/SC
Zucco – PL/RS
Delegado Paulo Bilynskyj – PL/SP
Silvia Waiãpi – PL/AP
Messias Donato – REPUBLIC/ES
Mauricio do Vôlei – PL/MG
Mario Frias – PL/SP
Capitão Alberto Neto – PL/AM
Coronel Meira – PL/PE
Pastor Eurico – PL/PE
Carlos Jordy – PL/RJ
Dr. Fernando Máximo – UNIÃO/RO
Coronel Fernanda – PL/MT
Rosana Valle – PL/SP
Jefferson Campos – PL/SP
Sargento Fahur – PSD/PR
Capitão Alden – PL/BA
Pr. Marco Feliciano – PL/SP
Roberta Roma – PL/BA
Delegado Caveira – PL/PA
Luiz Philippe de Orleans e Bragança – PL/SP
Mauricio Marcon – PODE/RS
Sanderson – PL/RS
Marcelo Moraes – PL/RS
Delegado Palumbo – MDB/SP
Coronel Assis – UNIÃO/MT
Osmar Terra – MDB/RS
Sargento Portugal – PODE/RJ
Dr. Luiz Ovando – PP/MS
Lincoln Portela – PL/MG
Cabo Gilberto Silva – PL/PB
Rodrigo Valadares – UNIÃO/SE
Junio Amaral – PL/MG
Helio Lopes – PL/RJ
Rodrigo da Zaeli – PL/MT
Felipe Francischini – UNIÃO/PR
Mendonça Filho – UNIÃO/PE
Wellington Roberto – PL/PB
Rodolfo Nogueira – PL/MS
Delegado Ramagem – PL/RJ
Carlos Sampaio – PSD/SP
Adilson Barroso – PL/SP
Coronel Ulysses – UNIÃO/AC
Gustavo Gayer – PL/GO
Filipe Martins – PL/TO
Joaquim Passarinho – PL/PA
Pezenti – MDB/SC
Reinhold Stephanes – PSD/PR
Sóstenes Cavalcante – PL/RJ
Clarissa Tércio – PP/PE
Ricardo Guidi – PL/SC
General Girão – PL/RN
José Medeiros – PL/MT
Vicentinho Júnior – PP/TO
Paulinho da Força – SOLIDARI/SP
Capitão Augusto – PL/SP
Kim Kataguiri – UNIÃO/SP
Luiz Carlos Hauly – PODE/PR
Zé Silva – SOLIDARI/MG
Silvye Alves – UNIÃO/GO
Altineu Côrtes – PL/RJ
Gisela Simona – UNIÃO/MT
David Soares – UNIÃO/SP
Alberto Fraga – PL/DF
Gilvan da Federal – PL/ES
Diego Garcia – REPUBLIC/PR
Luiz Lima – NOVO/RJ
Luiz Carlos Busato – UNIÃO/RS
Pedro Lupion – PP/PR
Nelson Barbudo – PL/MT
Nicoletti – UNIÃO/RR
Nikolas Ferreira – PL/MG
Any Ortiz – CIDADANIA/RS
Julia Zanatta – PL/SC
Daniela Reinehr – PL/SC
Sargento Gonçalves – PL/RN
Marcel van Hattem – NOVO/RS
Carla Dickson – UNIÃO/RN
Dr. Frederico – PRD/MG
Rosangela Moro – UNIÃO/SP
Luiz Fernando Vampiro – MDB/SC
Evair Vieira de Melo – PP/ES
Fred Linhares – REPUBLIC/DF
Adriana Ventura – NOVO/SP
Missionário José Olimpio – PL/SP
André Fernandes – PL/CE
Carla Zambelli – PL/SP
Dr. Jaziel – PL/CE
Dayany Bittencourt – UNIÃO/CE
Cristiane Lopes – UNIÃO/RO
Rodrigo Estacho – PSD/PR
Amaro Neto – REPUBLIC/ES
Zé Haroldo Cathedral – PSD/RR
Roberto Monteiro Pai – PL/RJ
Alfredo Gaspar – UNIÃO/AL
Fernando Rodolfo – PL/PE
Raimundo Santos – PSD/PA
Giovani Cherini – PL/RS
Eros Biondini – PL/MG
Daniel Agrobom – PL/GO
Franciane Bayer – REPUBLIC/RS
Giacobo – PL/PR
Ossesio Silva – REPUBLIC/PE
Marcio Alvino – PL/SP
Soraya Santos – PL/RJ
Marcelo Álvaro Antônio – PL/MG
Miguel Lombardi – PL/SP
Zé Vitor – PL/MG
Chris Tonietto – PL/RJ
Dr. Zacharias Calil – UNIÃO/GO
Luiz Carlos Motta – PL/SP
Silas Câmara – REPUBLIC/AM
Tião Medeiros – PP/PR
Marcos Pereira – REPUBLIC/SP
Daniel Freitas – PL/SC
Weliton Prado – SOLIDARI/MG
Fausto Santos Jr. – UNIÃO/AM
Pedro Westphalen – PP/RS
Silvia Cristina – PP/RO
Ricardo Salles – NOVO/SP
Thiago Flores – REPUBLIC/RO
Allan Garcês – PP/MA
Magda Mofatto – PRD/GO
Pastor Diniz – UNIÃO/RR
Afonso Hamm – PP/RS
Marcelo Crivella – REPUBLIC/RJ
Domingos Sávio – PL/MG
Alexandre Guimarães – MDB/TO
Bia Kicis – PL/DF
Maurício Carvalho – UNIÃO/RO
Caroline de Toni – PL/SC
General Pazuello – PL/RJ
Gilson Marques – NOVO/SC
Delegado Éder Mauro – PL/PA
Aluisio Mendes – REPUBLIC/MA
Marcos Pollon – PL/MS
Roberto Duarte – REPUBLIC/AC
Saulo Pedroso – PSD/SP
Delegado Matheus Laiola – UNIÃO/PR
Professor Alcides – PL/GO
Matheus Noronha – PL/CE
Daniel Trzeciak – PSDB/RS
Emidinho Madeira – PL/MG
Paulo Freire Costa – PL/SP
Stefano Aguiar – PSD/MG
Thiago de Joaldo – PP/SE
Rosângela Reis – PL/MG
Eli Borges – PL/TO
Mauricio Neves – PP/SP
Delegado Bruno Lima – PP/SP
Lafayette de Andrada – REPUBLIC/MG
Greyce Elias – AVANTE/MG
Coronel Armando – PL/SC
Ronaldo Nogueira – REPUBLIC/RS
Lucas Redecker – PSDB/RS
Fausto Pinato – PP/SP
Paulo Alexandre Barbosa – PSDB/SP
Ana Paula Leão – PP/MG
Simone Marquetto – MDB/SP
Celso Russomanno – REPUBLIC/SP
Filipe Barros – PL/PR
Eduardo Velloso – UNIÃO/AC
Gustinho Ribeiro – REPUBLIC/SE
André Ferreira – PL/PE
Geovania de Sá – PSDB/SC
Delegado Fabio Costa – PP/AL
Icaro de Valmir – PL/SE
Neto Carletto – AVANTE/BA
Vitor Lippi – PSDB/SP
Renilce Nicodemos – MDB/PA
Ismael – PSD/SC
Pauderney Avelino – UNIÃO/AM
Rafael Simoes – UNIÃO/MG
Otoni de Paula – MDB/RJ
Maria Rosas – REPUBLIC/SP
Alex Manente – CIDADANIA/SP
Sergio Souza – MDB/PR
Da Vitoria – PP/ES
Ricardo Maia – MDB/BA
Beto Pereira – PSDB/MS
Alceu Moreira – MDB/RS
Ely Santos – REPUBLIC/SP
Covatti Filho – PP/RS
- Polícia6 dias atrás
Opinião | Policiais Militares podem ser Influencers?
- Bahia4 dias atrás
Crise obriga UFBA a cortar ar-condicionado e paralisar obras
- Polícia1 dia atrás
Polícia Militar da Bahia entrega mais de 500 honrarias
- Política8 horas atrás
Nenhum deputado do PT assinou a CPI do INSS
- Brasil2 dias atrás
Repasses ao sindicato de irmão de Lula cresceram 564%
- Brasil6 dias atrás
Visitas a Bolsonaro são suspensas por equipe médica
- Brasil4 dias atrás
Esposas de ministros de Lula dobram renda com cargos públicos
- Mundo5 dias atrás
Tragédia em Vancouver: motorista atropela multidão durante festival