conecte-se conosco

Política

Contratos dos Correios ampliados reforçam vínculo com ex-assessor do presidente da CPI do INSS

Estatal federal firma aditivos de R$ 225 milhões com empresa de transporte aéreo ligada a empresário que atuou como assessor em gabinete de senador da CPI do INSS

Postado

em

O presidente da CPI Mista do INSS, Carlos Viana (Podemos-MG) Foto: Wilton Junior

A estatal dos Correios ampliou os contratos com a empresa Total Linhas Aéreas — comandada pelo empresário Paulo Almada, ex-assessor do gabinete de senador Carlos Viana — que preside a CPI do INSS. Entre 2023 e hoje, foram firmados contratos e aditivos totalizando aproximadamente R$ 225 milhões. O crescimento dos valores coincide com a ascensão da empresa no mercado de transporte aéreo de cargas e a mudança da diretoria da estadual atacada em 2024.

O senador Carlos Viana, por sua vez, indicou o nome de Sérgio Kennedy Soares Freitas para ocupar o posto de diretor de Operações da estatal. O direcionamento da liderança da estatal para relações com a empresa sob gestão de Almada foi criticado por especialistas em governança corporativa, que apontam riscos de conflito de interesses, favorecimento indevido e fragilidade nos processos de contratação pública.

Por sua parte, a Total Linhas Aéreas trilhou um crescimento expressivo: os negócios com a estatal saltaram de R$ 148 milhões no período do governo anterior para R$ 225 milhões em período mais recente, indicando expansão da carteira de contratos, sobretudo nas rotas entre São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Florianópolis. A evolução ocorre logo após Almada assumir a presidência da empresa em dezembro de 2023, depois de chefiar a consultoria do grupo por mais de dez anos.

Em entrevista, Almada negou ter sido favorecido pela proximidade com o senador e afirmou não ter ligações na estatal. Já os Correios declararam que os contratos foram obtidos via pregão eletrônico e que não houve promoção externa em favor da empresa. Mesmo assim, a conexão entre nomeações de dirigentes públicos e a ampliação dos contratos suscita uma discussão relevante sobre transparência, governança e integridade nas contratações públicas federais.

Redação Saiba+

Continue lendo
envie seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

André Mendonça relata pedido sobre filme

Ministro do STF assume relatoria de investigação solicitada por Lindbergh Farias sobre suposto financiamento do longa “Dark Horse”

Postado

em

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi definido como relator do pedido de investigação sobre o financiamento do filme “Dark Horse”. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin, em consonância com parecer apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A solicitação para abertura da apuração foi apresentada pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT), que questiona a origem dos recursos destinados à produção cinematográfica. Segundo o parlamentar, é necessário esclarecer as circunstâncias envolvendo um suposto pedido de financiamento feito pelo senador Flávio Bolsonaro ao empresário Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.

O caso estava inicialmente sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, mas passou a ser conduzido por André Mendonça após redistribuição determinada no âmbito do Supremo Tribunal Federal.

A investigação busca verificar se existem elementos que justifiquem aprofundamento das apurações relacionadas ao financiamento do longa-metragem. Neste momento, a definição da relatoria não representa julgamento de mérito nem implica responsabilização dos envolvidos, servindo apenas para dar continuidade à tramitação do procedimento no STF.

Com a distribuição do processo, caberá ao ministro André Mendonça analisar os pedidos formulados e decidir sobre os próximos encaminhamentos processuais, conforme as normas previstas pela legislação e pelo regimento interno da Suprema Corte.

O caso segue sob acompanhamento do Supremo Tribunal Federal e poderá avançar conforme a análise dos elementos apresentados pelas partes e pelos órgãos competentes.

Redação Saiba+

Continue lendo

Política

Jaques Wagner retoma agenda política na Bahia

Senador do PT deve intensificar compromissos no interior e participar das celebrações do 2 de Julho ao lado do presidente Lula

Postado

em

O senador Jaques Wagner (PT-BA) deve retomar e intensificar sua agenda política na Bahia nos próximos dias, após permanecer mais reservado em razão da repercussão envolvendo os mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal (PF) em uma operação recente.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, Wagner voltará a participar de eventos públicos e viagens pelo interior do estado, região onde mantém forte base política e pretende reforçar sua articulação de olho na disputa pela reeleição.

Um dos principais compromissos previstos é a participação nas comemorações do 2 de Julho, data que celebra a Independência da Bahia, quando o senador deverá aparecer ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante os atos oficiais.

Nos bastidores, a expectativa é de que a agenda do parlamentar seja ampliada já neste fim de semana, com encontros políticos e visitas a municípios baianos. A estratégia faz parte da preparação para o período eleitoral e busca fortalecer a presença de Jaques Wagner junto às lideranças regionais e à população do interior.

Segundo informações atribuídas à direção nacional do PT, a avaliação interna é de que a repercussão da operação da Polícia Federal não deverá comprometer o projeto de reeleição do senador. Integrantes da legenda entendem que as investigações relacionadas ao Banco Master também envolvem agentes políticos de diferentes campos, o que reduziria eventuais impactos exclusivamente sobre a candidatura de Wagner.

Com a retomada da agenda, Jaques Wagner deve concentrar esforços na ampliação do diálogo com prefeitos, vereadores e lideranças locais, reforçando sua atuação política em um momento considerado estratégico para o cenário eleitoral na Bahia.

Redação Saiba+

Continue lendo

Política

Jerônimo homenageia Gilberto Gil pelos 84 anos

Governador da Bahia celebrou a trajetória do cantor nas redes sociais e destacou sua contribuição para a cultura brasileira e a democracia.

Postado

em

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), homenageou o cantor e compositor Gilberto Gil nesta quinta-feira (26), data em que o artista completa 84 anos. A mensagem foi publicada nas redes sociais e destacou a importância do músico para a cultura baiana, brasileira e para a democracia.

Na publicação, Jerônimo exaltou a trajetória de Gilberto Gil e utilizou referências a algumas de suas obras mais conhecidas. “O gênio e imortal Gilberto Gil, que completa 84 anos hoje, merece o que há de mais belo no mundo, por tudo que já fez pela cultura da Bahia, do Brasil e por nossa democracia. Parabéns pelo seu dia, Gil, e que o ‘Tempo Rei’ transforme essas ‘velhas formas do viver’. Viva e aquele abraço!”, escreveu o governador.

Reconhecido como um dos maiores nomes da música popular brasileira, Gilberto Gil construiu uma carreira marcada pela inovação artística, pela defesa da cultura nacional e pelo compromisso com causas sociais. Ao longo de décadas, o artista se consolidou como referência internacional da música brasileira, sendo um dos principais expoentes do movimento tropicalista.

Nascido em Salvador, em 1942, Gil também teve atuação de destaque na vida pública. Além da carreira musical, ocupou o cargo de ministro da Cultura e tornou-se uma das personalidades brasileiras mais respeitadas no cenário nacional e internacional, acumulando importantes premiações e reconhecimentos.

A homenagem de Jerônimo Rodrigues reforça o legado do cantor, cuja obra atravessa gerações e permanece influenciando artistas e admiradores em todo o mundo. Aos 84 anos, Gilberto Gil segue sendo símbolo da riqueza cultural da Bahia e um dos maiores patrimônios da música brasileira.

Redação Saiba+

Continue lendo
Ads Imagem
Ads PMI VISITE ILHÉUS

    Mais Lidas da Semana