Bahia
Falha elétrica paralisa Linha 1 do metrô de Salvador
Passageiros ficaram ilhados após apagão e operação segue parcialmente comprometida

Quem precisou utilizar o metrô de Salvador na manhã desta terça-feira (19) enfrentou grandes dificuldades após uma falha elétrica interromper a operação da Linha 1, que liga a Estação da Lapa até Águas Claras, às margens da BR-324. Até o momento, a situação ainda não foi completamente normalizada.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os trens parados e com as luzes apagadas na Estação da Lapa, ponto inicial da Linha 1. Por segurança, os portões da estação foram fechados, funcionando apenas como saída de passageiros.
A paralisação provocou lotação nos terminais e nas composições, principalmente no Acesso Norte, que conecta à Linha 2, com destino final no Aeroporto de Salvador. Nas redes sociais, usuários relataram atrasos, superlotação e criticaram tanto a Prefeitura de Salvador quanto o Governo da Bahia pela falta de alternativas no transporte público.
Uma passageira desabafou em publicação online: “Por causa do despeito da Prefeitura de Salvador em relação ao metrô de Salvador e ao Governo da Bahia, a cidade parou. Pessoas que saíram 5h de casa ainda não chegaram ao trabalho porque a Linha 1 não funciona e os ônibus também não atendem adequadamente”.
Em nota, a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo sistema, informou que medidas emergenciais foram adotadas para garantir a segurança no desembarque. Passageiros de uma composição que chegava à Estação da Lapa foram acompanhados por agentes e desembarcaram pela passarela de serviço, conforme protocolo de contingência.
A empresa destacou ainda que a Linha 1 segue operando apenas parcialmente, entre Águas Claras e Acesso Norte, enquanto equipes trabalham para restabelecer o funcionamento integral do sistema. Com a paralisação, a mobilidade da capital baiana ficou dependente apenas da Linha 2, sobrecarregando a demanda.
Bahia
Travessia para ilhas tem fila de mais de quatro horas
Movimento intenso no Terminal São Joaquim provoca longa espera para motoristas na manhã deste sábado

Quem pretende realizar a travessia marítima em direção às ilhas pela Ferry-Boat precisou de muita paciência na manhã deste sábado (20). O Terminal São Joaquim, em Salvador, registrou intenso fluxo de veículos, formando longas filas e elevando o tempo de espera para embarque.
De acordo com a situação verificada por volta das 9h25, a fila de automóveis já indicava uma espera superior a quatro horas, reflexo do grande número de pessoas que aproveitam o período de festas juninas e o fim de semana para viajar em direção à Ilha de Itaparica e outros destinos da Baía de Todos-os-Santos.
O aumento da demanda provocou congestionamento nas proximidades do terminal, exigindo paciência dos motoristas que buscavam embarcar ainda durante a manhã. A expectativa é que o movimento permaneça elevado ao longo do dia, especialmente nos horários de maior fluxo de passageiros e veículos.
Durante períodos de grande movimentação, a operação do sistema Ferry-Boat costuma ser reforçada para atender ao aumento da procura. Mesmo assim, o elevado volume de usuários pode provocar filas e ampliar o tempo de espera para o embarque.
As autoridades orientam que os viajantes programem o deslocamento com antecedência, acompanhem a situação do terminal antes de sair de casa e, sempre que possível, optem por horários alternativos para reduzir o tempo de permanência nas filas.
Com a proximidade dos festejos de São João, a expectativa é de que o fluxo continue intenso nos principais acessos ao sistema de travessia, exigindo planejamento dos motoristas que pretendem seguir viagem para o interior da Bahia ou para as ilhas da região.
Bahia
ABAF empossa novos conselhos e inicia gestão 2026-2028
Cerimônia em Salvador marca nova presidência e reforça desafio de ampliar participação de pequenos produtores no setor florestal baiano.

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) realizou, na manhã desta quinta-feira (19), a cerimônia de posse dos Conselhos Diretor e Fiscal para o biênio 2026-2028. O evento ocorreu no espaço The Latvian, na Bahia Marina, em Salvador, reunindo representantes do setor produtivo, autoridades e convidados.
A solenidade marcou oficialmente o início da gestão do novo presidente do Conselho Diretor, Fernando Branco, que assume a liderança da entidade em um período de continuidade e expansão das atividades do setor florestal na Bahia.
Durante o evento, o diretor-executivo da ABAF, Wilson Andrade, destacou os avanços alcançados pela cadeia produtiva da madeira no estado, ressaltando o crescimento e a modernização do setor ao longo dos últimos anos.
Andrade também chamou atenção para um dos principais desafios da nova gestão: a necessidade de ampliar a participação de pequenos e médios produtores na cadeia produtiva da madeira, fortalecendo a inclusão econômica e a sustentabilidade do setor.
A ABAF reforçou, durante a cerimônia, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e o fortalecimento institucional das empresas que integram o segmento de base florestal na Bahia.
O encontro simbolizou o início de uma nova fase para a entidade, com foco em ampliar o diálogo entre produtores, indústria e governo, buscando maior integração e competitividade para o setor florestal baiano.
Bahia
São João terá operação especial
Rodoviária de Salvador e sistema Ferry-Boat reforçam atendimento para receber mais de 380 mil passageiros durante o período junino

A Nova Rodoviária da Bahia – Terminal Salvador e o Sistema Ferry-Boat vão operar com um esquema especial durante o período de São João para atender ao aumento expressivo na movimentação de passageiros que deixam a capital rumo ao interior do estado. A expectativa é de que cerca de 195 mil pessoas embarquem nos dias de maior fluxo das festas juninas.
Segundo a previsão operacional, mais de 380 mil pessoas deverão circular pelos terminais ao longo do período festivo, considerando embarques e desembarques. Para atender à alta demanda, o sistema de transporte contará com mais de 370 linhas de ônibus em operação, ampliando a oferta de viagens para diversas cidades baianas.
O reforço busca garantir maior agilidade no atendimento aos passageiros, reduzindo filas e proporcionando mais conforto durante um dos períodos de maior deslocamento no estado. As empresas de transporte também deverão disponibilizar horários extras, conforme a necessidade e a procura por passagens.
O Sistema Ferry-Boat também funcionará com planejamento especial para atender os usuários que seguem em direção à Ilha de Itaparica e demais municípios do Recôncavo Baiano. A operação reforçada pretende minimizar o tempo de espera e assegurar maior fluidez na travessia durante o feriado prolongado.
As festas juninas estão entre os eventos que mais movimentam o turismo e a economia da Bahia, impulsionando o fluxo de viajantes para cidades conhecidas por suas tradicionais celebrações de São João. O aumento da demanda exige planejamento logístico e reforço na infraestrutura dos principais terminais de transporte do estado.
A orientação para os passageiros é que programem a viagem com antecedência, adquiram as passagens previamente e cheguem aos terminais com tempo suficiente para o embarque, especialmente nos dias de maior movimento. A expectativa é de intensa circulação de pessoas entre Salvador e o interior durante todo o período junino.
Política5 dias atrásBolsonaro muda interlocução no meio evangélico
Esportes7 dias atrásMessi faz hat-trick e viraliza
Esportes7 dias atrásNeymar volta aos treinos com a Seleção
Brasil6 dias atrásPF cita Daniel Vorcaro como investidor oculto em Oakberry e Desinchá
Política6 dias atrásPF apura pagamento ligado a Ciro Nogueira
Esportes6 dias atrásBahia SAF conquista certificação internacional de energia renovável
Esportes7 dias atrásHerb Dean rebate críticas de Poatan
Brasil4 dias atrásCacique Raoni é transferido para hospital da Unifesp








